A Revolta da Cenoura

Às vezes, penalizo-me de nossos (in)digníssimos gestores públicos. Lidar com um povo analfabeto, folgado e cheio de "direitos" não é fácil. Agradar a patuleia, a cholda ignóbil, não é só uma hercúlea tarefa, é também inútil, é trabalho para um outro grego, Sísifo.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Duque de Caxias (RJ), visando proporcionar uma Páscoa mais frugal e salutar ao alunos matriculados em sua rede de ensino, decidiu por substituir os tradicionais ovos de chocolate e bombons, com os quais comumente presenteava a molecada por ocasião desta festividade católica, por um kit "Páscoa com alimentação saudável". Um kit simples, porém, muito bem-intencionado. O kit é composto por duas ou três grossas cenouras acondicionadas em uma embalagem de celofane e, anexa a esta, uma receita impressa de bolo de cenoura.
É a Páscoa Mário Gomes!!!
Pronto. Foi o que bastou para deflagar a ira e o levante das dedicadas genitoras dos petizes.
Frente à gravidade do ato da SME, diante de tão acintosa afronta à dignidade dos apedeutas, as zelosas rainhas do lar deixaram seus afazares de lado  e acorreram às escolas, em protesto. Com certeza, estavam todas a fazer uma boa faxina em casa, a preparar um bom almoço, a passar a roupa dos filhos e do marido; com certeza. Pois largaram o feijão no fogo e a roupa no tanque e foram brigar por seus direitos.
Tudo aquelas barraqueiras típicas. Estilo periguete. Tudo com os "pernão" e os "peitão" tatuados. Tudo com panca de cantora de funk.
Uma declarou que o filho tinha sofrido uma profunda decepção, que temia que o mesmo pudesse até ficar traumatizado e não mais quisesse retornar à escola; uma outra disse que esperava (vejam bem, ela esperava) que o filho ganhasse ao menos dois bombom (sic).
A SME também foi alvo de críticas e ironias nas redes sociais. Um pai escreveu : "Obrigado senhor prefeito Washington Reis, de Duque de Caxias, pelo ótimo presente que o senhor deu para nossas crianças que estudam na Escola Municipal Anton Dwovsak. Que o senhor seja ricamente abençoado por ter abençoado nossas crianças pelas três cenouras murchas para fazermos bolo de cenoura".
Pois a escola deveria é ter presenteado esse pai com um enxada, pra ele ir plantar as próprias cenouras. Ô povinho mal-agradecido.
Outra escreveu : "Olha o que a minha prima ganhou no colégio. Enquanto em outros colégios as crianças estão ganhando bombom, ovinhos de Páscoa, ela simplesmente ganhou cenoura do prefeito. Ela disse que a professora entregou dizendo que o prefeito que pediu para entregar e que era para eles fazerem bolo de cenoura em casa para comer. Minha prima virou coelha agora?"
Pois não é só coelho que gosta de cenoura; burro de carga também adora.
Para mim, a Revolta da Cenoura se assenta em dois grandes pilares. Primeiro, uma vez que a molecada não ganhou chocolate de graça, na "faixa", às custas dos contribuintes, as mães terão de realocar parte da verba destinada ao cigarro e à cerveja do fim de semana para comprarem, elas próprias, vejam só que absurdo, ovos para os filhos. Segundo e pior, a SME mandou as mães irem pro fogão, literalmente colocarem a mão na massa e fazerem um bolo para os filhos.
Fazer bolo? Cozinhar pra família? A SME de Duque de Caxias pensa que está a tratar com quem? Com mulheres do século passado, cuidadoras de seu lar? Ora, essa... A SME está é a tratar com mulheres empoderadas, conscientes de seu lugar na sociedade, de seus direitos de cidadãs etc etc. Pro fogão, ia a sua avó!
Ao saber do imbróglio, o prefeito Washington Reis, temendo que sua casa fosse talvez apedrejada, ou que fosse pedido o seu impeachment, ou que virasse réu na Operação Pernalonga, emitiu um comunicado oficial de escusas  à respeitável e aristocrática população : "A Prefeitura ressalta que não compactua com desperdício, nem tolera o gasto desordenado e irresponsável de dinheiro público. Em nome do prefeito Washington Reis, a Prefeitura lamenta e pede desculpas ao povo de Duque de Caxias, em especial aos nossos 80 mil estudantes e suas famílias".
A intenção da SME foi correta, louvável e exemplar, pois um dos papéis da escola é também educar para um modo de alimentação saudável, tanto que, há tempos, cantinas de escolas públicas são proibidas de comercializar balas, chicletes, pirulitos, refrigerantes e frituras.
O propósito do kit "Páscoa Saudável" foi correto. Porém, para o povo errado.
Fico imaginando as crianças cantando : "coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim, um ovo, dois ovos, três ovos assim? E o coelhinho responde : "dessa vez, vai entrar só a cenoura, os ovos ficarão de fora"!
Pããããããta que o pariu!!!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Vejo que vc conhece a estória do Mário Gomes
    Gosta também de uma cenoura no rabo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que também? Você curte?
      Quer saber mais detalhes sobre a história do Mário Gomes? Leia a postagem e todos os comentários:
      https://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2012/04/mario-gomes-volta-do-cenourinha-ou-o.html

      Excluir