Os Joões Bobos de Lula (3)

A charge a seguir, do cartunista Calhau, de quem jamais ouvira falar, é uma das melhores que já vi dentro do assunto política nos últimos anos. Querem saber do mais? Foda-se, que nunca fui de moderação : uma das melhores, não : a melhor.
 
Não bastasse ser um retrato exato e fiel da merda em que os Joões Bobos de Lula, os JBs do Sapo Barbudo, nos meteram atolados até o pescoço de novo, ela é de uma criatividade e de uma genialidade ímpares, há muito não registrada nessa modalidade gráfica de humor.
 
Ela consegue ser incisiva, lancinante e visceral sem ofender direta e pessoalmente a ninguém. Além disso, não se vale de recursos baratos, comuns e batidos, que têm sido a regra entre os cartunistas políticos. 
 
Como, por exemplo, retratar - como muitas vezes foi feito - Jair Bolsonaro ao lado de uma suástica, ainda que sem nenhuma prova ou indício de que ele seja ou tenha qualquer ligação com o nazismo, ainda que sem qualquer atitude de Bolsonaro minimamente condizente com tal xingamento.
Ou, a outro exemplo, retratar Lula com máscara dos irmãos metralha e trajado com o pijama listrado que bem cai a um ladrão, mesmo que, nesse caso, haja provas, julgamentos e condenações em várias instâncias a corroborar as ilustrações.

A charge de Calhau foge do óbvio, do clichê.
 
 
O rosa e pálido Patrick Estrela tornado na corada e extrema-vermelha estrelinha do PT a se locupletar do sangue do país já foi uma sacada meritória de aplausos, mas o Bob Esponja feito em um mapa do Brasil exangue, agonizante, anêmico de um amarelo de fazer inveja a Jeca Tatu, mais seco que bagaço de laranja, é uma ideia digna de um Oscar das charges, supondo eu que exista premiação semelhante.
 
E sabem o pior? Esse retrato hiper-realista do Brasil não é atual, não é recente. Pelo contrário, é praticamente uma foto a preto-e-branco, um retrato tirado por um lambe-lambe. Tem mais de 20 anos.
 
Há vinte e poucos anos, essa a polaroid do país : um partido com uma clara e perversa ideologia a se empanturrar do trabalho e do suor de uma parte (cada vez menor) da nação que ainda é trabalhadora, honesta, cumpridora de seus deveres e pagadora de seus impostos.
 
Há vinte e poucos anos, o verdadeiro trabalhador (que não faz parte nem nada quer com o Partido dos Trabalhadores) vem sendo massacrado, tendo seu poder de compra mais e mais diminuído, para encher de lagosta, caviar e boa picanha os pratos dos políticos e de farinha e de feijão carunchado os pratos dos milhões e mais milhões de encostados deste Brasil dantes muito mais varonil.

Há vinte e poucos anos, os JBs de Lula apanham de piroca na cara, caem e voltam sorridentes para apanharem mais uma vez, e mais uma vez, e mais uma vez.
 
E sabem o pior do pior? Caso o Capeta mantenha o Lula vivo ainda por alguns anos, afinal, muito bons serviços ele presta aqui ao Cramulhão (a foto de Lula como funcionário do mês não sai das paredes do Inferno), podem ter certeza : Os JBs voltarão a votar nele.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. A charge é boa mesmo, porém, isso não é monopólio do Sapo Barbudo e seu partido pseudotrabalhador. Como diz o Ciro Gomes, o PT tem um monte de "puxadinhos" que sugam sangue do país há décadas, mesmo quando o PT não estava no poder. Quer uma coisa mais inútil e pseudotrabalhador que o senhor Bolsonaro? Teve casos de indisciplina no EB, tapeou os militares à época levantando a bandeira dos baixos salários e elegeu-se vereador. Como se um vereador pudesse influir em alguma coisa no salário de militares...depois deputado federal, sempre foi um deputado não muito atuante em projetos práticos para a população mas sempre foi bom de lábia e fazer discursos incendiários como aquele dito a um repórter que a ditadura "matou pouco", que FHC tinha que ser metralhado e veja pois pois, disse até que votaria em Lula contra FHC porque o sociólogo da Sorbornne estava vendendo o patrimônio nacional...

    ResponderExcluir
  2. Su análisis de los males de Brasil representados por el pseudopartido de los trabajadores y el fraude del expresidente Bolsonaro es precioso, señor Eduardo, pero hay personas que nunca estarán de acuerdo con lo que usted dice. Lo mismo pasa en mi país.

    ResponderExcluir
  3. Calhau veio a calhar!
    Os JBs do Lula são sádicos. Não pensam nem nos próprios filhos e netos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que não pensam nem nos filhos e netos, simplesmente eles não pensam.
      Abraço.

      Excluir