O trabalhador, que madrugou para pegar no batente, viu; o estudante, que tentou faltar da aula se dizendo doente mas que a mãe não acreditou, viu; o velho, que acordou com a bexiga cheia às quatro da manhã e aproveitou para ir dar milho aos pombos, viu; a beata, que acordou com as galinhas e foi para a missa, viu. Todos os habitantes de Moche viram.
Do dia para noite, uma nova estátua surgira na cidade, à beira da principal estrada que corta o município. Uma estátua, não : um monumento!
Esculpida em barro, a enorme figura de uma divindade inca. Um deus inca com um monumental cacetão em riste. O huaco, que é o nome dado para toda e qualquer obra em cerâmica dos indígenas incas, tem três metros de altura. E a fazer uma escala comparativa, mais ou menos um metro e meio de cacete!
Uma estátua de um peru no Peru. É o planeta da piada pronta!
A população reagiu com um misto de espanto, surpresa, indignação e desejo. Mas, muito mais, de curiosidade. A estátua do huaco pirocudo se tornou na principal atração turística da cidade. E, como fica à beira da estrada, tem atraído também a atração de turistas de todos os lugares do mundo, que passam por ali.
De acordo com o site oficial da prefeitura de Moche, o monumento tem sido muito visitado por suecos, holandeses e espanhóis, e faz sucesso entre homens, mulheres, casais e crianças.
Tem turista que pega no pau, tem turista que alisa, que dá beijinhos, que senta em cima. E, principalmente, que tira fotos junto à imensa piroca. "É a estátua ideal para tirar uma selfie, pois já vem com o pau acoplado", teria dito uma bichona sueca à Gazeta de Moche.
Segundo Cesar Arturo Fernández, prefeito do distrito de Moche, a obra foi concebida e doada por um artista plástico local, que "quis contribuir com algo cultural para a região".
Ainda de acordo com Fernández, a sacanagem e a putaria estão nas cabeças de quem vê a estátua, pois ela nada tem de erótico nem, muito menos, de pornográfico. O prefeito explica que "na nossa cultura, não representa erotismo, mas o amor e a fé em Deus".
Pããããããããta que o pariu!!!! Ainda bem que eu sempre fui ateu!!! Se o cacete do huaco representa a fé em deus, vejo, realmente, o quão diminuta a minha sempre foi!!!
É a Igreja Peruana do Peru de Deus!!!
Fico imaginando uma missa da IPPD. O Senhor está convosco, diz o sacerdote; Ele está no meio de nós, respondem os fieis, virando os olhinhos. E saem da igreja totalmente preenchidos de fé. Na hora da cantoria : segura no pau de deus, segura no pau de deus... Não é a pomba do Espírito Santo, é a rola! E fiel da IPPD não paga dízimo, paga boquete!
Se a IPPD resolver abrir umas filiais aqui no Brasil, acaba com o cristianismo. Já era para o Cristo!!! As encalhadas e os boiolas de plantão procurarão as igrejas evangélicas não para serem exorcizados, mas sim possuídos. Entra nesse corpo que te pertence, passarão a dizer os pastores.
O prefeito Fernández quer transformar o monumento do Deus-Peru em patrimônio histórico, cultural e religioso de Moche. No entanto, os especialistas em registros históricos foram unânimes em seus laudos e pareceres técnicos : impossível tombar o monumento do Deus-Peru. O monumento do Deus-Peru é intombável!
A exemplo da estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que já é replicada há tempos e está presente nas entradas e nos morros de grande parte das cidades do interior, o huaco do Deus-Peru também tem tudo para se espalhar por outras localidades do Peru e, quiçá, do planeta.
Várias cidades ao redor do mundo têm entrado em contato com a prefeitura de Moche para encomendar réplicas (em tamanho real, claro) do Deus-Peru, para instalá-las em suas ruas, praças e demais logradouros públicos.
Entre elas, as brasileiras Campinas (SP) e Pelotas (RS).
Pããããããta que o pariu!!!!!
10 Comentários
"a sacanagem e a putaria estão nas cabeças de quem vê a estátua"
ResponderExcluirPensei que estivesse num pinto de barro de dois metros à beira da estrada. Mas tudo bem. O Prefeito sabe do que fala, penso.
Certamente, falos gigantes eram adornos comuns em várias civilizações. Assim como certos costumes também o foram e hoje dão até prisão, claro.
Achei horripilante. Mas... parece que a população adorou. É uma bela metáfora de como o político local meterá no rabo dos eleitores.
Abraços!
Isso de dar prisão, depende muito. Se for um artista esquerdista que criar uma obra caralhuda, o cara será aplaudido, será considerado a vanguarda da "retaguardada", e tentará abiscoitar alguns milhões da Lei Rouanet - devidamente, diga-se de passagem, regulada por Bolsonaro.
ExcluirTambém achei apavorante!!! Mas é claro que o povão gosta! E, sim, a estátua é uma fidedigna metáfora do que os políticos e as religiões fazem com o povo.
Mas, como disse uma amiga minha, se for pra levar no cu, melhor o huaco de Moche que o Davi de Michelângelo. Pãããããããta.....
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNão me admira, os romanos sempre foram umas bichonas!!!!
ExcluirEm defesa da religião mencionada, destaco que a palavra "deus" é uma das pessoas do verbo "dar". Ele deu, tu deus...
ResponderExcluirÉ a origem!!!
Pãããããta que o pariu!!! Aqui ninguém vai pro céu!!! Nem o Jotabê!
ExcluirEsse é um assunto meio polêmico, pois sujeito a algumas interpretações. Por exemplo, os fiéis dessa nova igreja jamais poderiam ser chamados de paroquianos, pois o correto seria “piroquianos”. Ou, de forma ainda mais explícita, “piroca e ânus”. Pãããããta que...!!!!
ResponderExcluirPiroquianos ficou do caralho!!!
Excluirhttps://betoquintas.blogspot.com/2021/02/sexo-nas-civilizacoes-pre-colombianas.html
ResponderExcluirAntes do domínio do cristianismo a putaria era parte do sagrado. Veja as postagens sobre os hierodulos e as prostitutas sagradas.
Grande Beto Quintas! Nem sabia que você ainda passava por aqui.
ExcluirÉ verdade, a putaria é a grande religião do ser humano, a putaria é que é, como dizem por aí, "coisa de deus", dos deuses, para ser mais preciso.
Se eu tivesse vivido naquele tempo, acho que não seria ateu; pelo contrário, iria à missa todos os dias, faria questão de comungar diariamente.
A lenda do rock nacional, Arnaldo Brandão, ex-Hanoi Hanoi, tem uma música cujo um dos versos é : "prostitutas viram santas quando gozam".
Vou ler o link que deixou.
Abraço.