A viadagem aportou de vez na cerveja, dantes bebida mais varonil, de macho rústico, de pedreiro, de estivador, que combinava com torresmo, testosterona e copo americano Nadir Figueiredo, não com comidinhas de butecos gourmets.
A viadagem se assentou de vez na cerveja : a superestimada Skol lançou a Skol Beats Zodiac. A cerveja que harmoniza e se conecta com o seu signo.
Acabo de chegar do mercado. Ao me dirigir para a seção das cervejas, uma pilha cilíndrica de latas coloridas montada no meio do caminho chamou-me a atenção. Um totem de latinhas. Alías, totem, não, que totem é coisa de tribos e clãs machos das antigas; era mais um carro alegórico, daqueles bem "carnavalescos", se é que me entendem.
E estava lá : Beats Zodiac, nas cores vermelha, azul, verde e roxa. Cada uma com o desenho estilizado de um signo, touro, escorpião etc. Já ia passar batido por aquela bizarrice e ir ao que me interessava, pegar a cerveja mais barata do dia, quando um rapaz que trabalha na seção de bebidas há tempos, um sommelier que dá dicas de vinho etc para quem recorre à sua ajuda, chegou e me disse :"vamos estar conhecendo essa novidade?".
Pããããããta que o pariu!!!! Eu atraio esse tipo de louco prestativo. Sempre atraí. Ele me falou que eram 12 novos sabores em 12 latas diferentes, inéditas e colecionáveis. Cada novo sabor levava diferentes proporções de malte, lúpulo e cevada em sua composição, pensadas especialmente de acordo com as características de cada signo, também diferentes notas de frutados, amadeirados, defumados etc. Informou-me ainda que cada uma das cores correspondia a um dos quatro elementos do Zodíaco, o ar (e me mostrou uma latinha de Aquário, que eu sempre pensei que fosse um signo da água, vai ver que é um aquário vazio), a terra (e me mostrou uma latinha de Touro), a água (uma latinha de Peixes) e o fogo (uma latinha de Leão).
Doze novos sabores? Que porra é essa agora? Cerveja virou Fanta? Fanta Uva, Fanta Laranja, Fanta Limão, Fanta Guaraná? Aliás, tenho certeza : essa cerveja é Fanta!
"De qual elemento é o seu signo?", ele me perguntou. De fogo, respondi; bebo até ficar de fogo. Ele não riu. Não sei se não entendeu, ou se só não achou graça mesmo. Menos graça eu achei do preço da viadice : quase cinco contos por uma latinha de 269 ml.
Fui para as prateleiras das cervejas de macho e hoje vou bater de Schin; R$ 1,69 a lata de 350 ml.
2 Comentários
Pô, Marreta! Até eu que não bebo sei que Skol Beats não é cerveja! Muito me admira que o senhor, o (con)somelier das boas e baratas não saiba disso (consomelier é o cara que consome, que emborca). Skol Beats é igual a uma propaganda antiga: "parece mas não é".
ResponderExcluirPois é, consomelier, eu sou mesmo. Nunca sequer experimentei essa Skol Beats, mas fui dar uma verificada, só por curiosidade, na avaliação dela pelo brejas.com.br, e ela é bem baixa : recebeu uma avaliação geral de 1,6 numa escala de zero a cinco.
Excluir