UPA Ressaca

Pãããããta que o pariu!!! Isso sim é que é especialização médica!
O cara estuda por seis anos, gradua-se em clínica geral e na hora de escolher qual residência fazer não titubeia nem vacila : vou fazer residência em ressaca!
Até eu, que não me formei em medicina, durante meus longos anos de faculdade, fiz muito estágio, residência, lato sensu e stricto sensu em ressaca!!!
E, depois, o povo mal-agradecido ainda reclama do SUS.
Fico imaginando como se dá a triagem nessa UPA (Unidade de Pronto Atendimento), como o Protocolo de Manchester é adaptado aos bebuns. 
Se o pé-de-cana chegar em coma alcoólico, tendo convulsões e sufocando com a  própria língua, recebe o selo vermelho de "emergência", e é prontamente medicado; se o bebum chegar carregado por dois amigos, não conseguindo se manter sobre as próprias pernas, mas falando que está bem e dizendo "eu te amo" pros amigos, recebe o selo laranja de "muito urgente", e deve ser encaminhado o mais rápido possível a uma avaliação; se o pudim de pinga chegar andando sozinho, ainda que em zigue-zague, com uma latinha pela metade na mão, logo na entrada tentar fazer amizade com o segurança e vomitar no balcão do cadastro, recebe o selo amarelo de "urgente", e considera-se que ele pode esperar um pouco pelo socorro; se o pau d'água chegar andando, ainda que falando enrolado, com a tira da chinela havaiana arrebentada, mas se dirigir ao balcão de atendimento e dizer que bebeu demais, mostrando total consciência do exagero cometido, recebe o selo verde de "pouco urgente", e nem precisará passar por um médico, poderá ser atendido ambulatoriamente, uma glicose na veia e pronto; por fim, se o pinguço chegar todo arrumadinho, de banho tomado e levado pela mãe, que o buscou no churrasco da turma, recebe o selo azul de "não urgente", e considera-se que o sujeito é uma BICHONA!!!! Que tomou uma Amarula, ou um St. Remy com cereja marrasquino, e que não bateu legal, não harmonizou com a saladinha vegana. É só aplicar um enema de boldo e liberar a gazela.
Preciso me mudar vizinho a essa UPA!
Só sei que ela fica em Belo Horizonte, ou na região metropolitana de BH.
Já se utilizou do atendimento dela, Jotabê? Nos seus bons tempos?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Rapaz, você me coloca em situação difícil! Quando eu ainda bebia, não havia (creio) esse lance de "UPA" (ainda estavam rascunhando a Bíblia). Mas, tive sim (música do Cartola) muitas ressacas. Ameaça de coma alcoólica, apenas uma, quando meu irmão arrombou a porta do banheiro para me tirar de lá, desmaiado.
    Gostei da sua análise do nível de gravidade dos bebuns, mas apenas acrescento que "selo" não é o termo mais adequado. O correto seria usar a palavra "rótulo". Assim, em caso de necessidade do selo vermelho, o atendente poderia dizer ao colega: "pega aí o red label!".

    ResponderExcluir
  2. Jaybee, o grande brincalhão...

    ResponderExcluir