O Inverno Será Intenso e Longo

Fecho a porta da sala,
A que dá para a sacada.
Puxo a grossa, pesada
E rústica cortina,
Como se a parca claridade
Da rua
Do céu
Pudesse carregar em si
Gérmens do frio de fora.
Apago as luzes,
Como se a escuridão
Fosse uma lareira de fogo morto :
Não esquenta.

Visto a velha calça
E o velho agasalho de moletom
Sobre o velho corpo,
Uma velha e desfiada meia nos velhos pés,
Um velho cobertor azul
Sintético
(tudo em mim e ao redor é velho -
só esse frio é novidade).
Uma de minhas gatas
Se enrodilha em pantufa nos meus pés :
Não esquenta.

Esquento à ebulição
E tomo o resto de uma sopa de tomates.
Desce-me vermelha 
E queimando :
Não esquenta.

Boto um seriado na TV,
Um herói cego,
Atormentado e insone,
Vestido em couro e de demônio
Que soca o mal que vê nos outros 
Para acalmar e apaziguar
Aquele que lhe habita :
Não esquenta.

Preparo uma caneca de leite,
Com chocolate, canela
E açúcar queimado,
E deito-lhe farta dose de rum :
Não esquenta.

Defeco,
Expulso,
Ejeto essas palavras,
Constipadas,
Ressecadas,
Restos de refeição apimentada
Por um cu cheio de hemorroidas :
Não esquenta.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Vc tava indo bem ate antes do cu ninguem que saber do seu fiofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitor semiletrado (que é um nome mais delicado para analfabeto) é foda. Eu não disse que meu cu tem hemorroidas, disse que essas palavras saíram com o mesmo esforço e sofrimento que restos apimentados por um cu cheio de hemorroidas, um cu genérico, despregueado como o seu, por exemplo.

      Excluir
  2. A famosa ou famigerada (?) sopa de tomates do Azarão, contra o frio, frieira e chulé, confere?
    "J"

    ResponderExcluir
  3. Lembrei-me na hora de um poema do Vinicius, de que gosto muito. Ficou super legal seu texto. É estranho dizer isso (pois não nos conhecemos, somos apenas leitores um do outro), mas fiquei aliviado por encontrar nova postagem sua, pois o espaço entre esta e a anterior fugiu ao padrão Marreta. Como sou neurótico, fiquei pensando que poderia ter pego dengue ou outra coisa qualquer (isola!). Olha o link do Vinicius: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/velhice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você, também estou meio desanimado e desgostoso de escrever por aqui; também penso em parar,daí esse hiato maior que o normal.
      Vou verificar a dica do Vinicius.
      abraço.

      Excluir
  4. Pare c isso, Azarão! Vc, além de escrever mto bem, encanta os leitores c o seu senso de humor e sua irreverência....Adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de escrever, acontece que, de uns tempos para cá, não tenho conseguido justamente isso, impor meu senso de humor e irreverência a fatos e notícias do cotidiano. Talvez eles tenham se perdido, sei lá, fico triste com isso, também.
      E obrigado pelo elogio.

      Excluir
  5. Corrigindo....encanta leitores (as)!

    ResponderExcluir
  6. QUE LEGAL, MARRETÃO VAI PARAR DE ESCREVER, GOSTEI DA IDEIA!!!

    FAVOREÇA-ME COM SUA AUSÊNCIA NESSE BLOG NO TOCANTE A VOCÊ ESCREVER, MARRETÃO!!! COPIE E COLE ARTIGOS DOS OUTROS, É MUITO MAIS GRATIFICANTE!!!

    ESCREVA MAIS NÃO, MARRETÃO!!! SUA ESCRITA, DIGO MELHOR, SUA AUSÊNCIA VAI PREENCHE UMA GRANDE LACUNA!!!

    P.S1.: - Não fique tristinho não, MARRETÃO!!! Eu tô de brincadeirinha contigo!!! O mais difícil não é escrever muito: é dizer tudo, escrevendo pouco. E você é phodinha com PH. VOLTA A ESCREVER, PORRA!!! a gente faz de conta que gosta dos teus escritos e tu pensas que "nois gosta"...

    P.S2.: - EU TÔ COM FULEIRAGEM, CARA!!!

    ResponderExcluir