O Décimo-Primeiro Mandamento

Abram alas para o décimo-primeiro mandamento! Espremam os outros dez e arrumem um espaço para a primeira emenda na Constituição de Deus, desde Moisés.
E já não era sem tempo. Fazem-se urgentes novas leis, artigos, parágrafos e alíneas a atualizar o Decálogo, a Carta Magna de Deus; enfim, novas diretrizes a nortearem e a fortalecerem a fé e o espírito cristão contemporâneos.
Novos tempos. Novos costumes e morais. Hoje em dia, não há Cristo que aguente seguir à risca os dez inflexíves ditames do Todo-Poderoso, as dez cláusulas pétreas (literalmente) do regimento divino.
Além do quê, o Decálogo é muito Velho Testamento. Só tem deveres, proibições e castigos - é não isso, não aquilo, não aquiloutro, é mandar pragas, é mandar pai imolar filho -, nada de direitos e prazeres. É punição atrás de punição.
Que tal novas leis mais ao estilo Novo Testamento, mais a la Cristo, leis mais em acordo com a atual declaração dos direitos humanos? E que melhor novo mandamento que um que contemple o perdão, o carro-chefe da palavra de Cristo? Que melhor novo mandamento que um que pregue e incentive o difícil exercício do perdão?
Na falta de Cristo, que prometeu voltar, mas ainda não, um pastor de uma igreja batista da cidade de Edgewater (Flórida, EUA) saiu na frente e fez as vezes do filho dileto de Deus. Cunhou se próprio mandamento. Que merece, sem dúvida, honroso lugar ao lado dos outros dez.
"Forgiveness is swallowing when you want to spit"
Que, vertido para o bom português, fica : "Perdão é engolir quando vocêr quer cuspir".
Sensacional! Genial, esse pastor! Desconheço melhor alegoria para o perdão : engolir em resignação, por amor cristão, quando a vontade é cuspir em impropérios e blasfêmias.
Três opções me ocorrem para a redação final do texto do décimo-primeiro mandamento : a) Engolirás; b) Não cuspirás; ou c) Ajoelhou, tem que engolir.
Mas, como não podia deixar de ser, os patrulheiros ideológicos da internet, o esquadrão da morte da diversidade de opiniões, os ditadores da moral seletiva, chiaram e acabaram com a alegria do pastor.
Uma tal Catherine306098 postou a foto acima num troço chamado instagram e o templo caiu para o pastor. A inocente e bem-intencionada tentativa do pastor promover a paz entre os homens de bem foi tomada como uma mensagem de conotação sexual.
Frente às revolta e indignação de seus paroquianos, não restou outra alternativa ao pastor que não a retratação. Num comunicado à emissora WKMG, ressaltou que : "a ideia original era completamente inocente e com o objetivo de incentivar o perdão. Desculpamo-nos se alguém se sentiu ofendido".
O pecado está, mesmo, nos olhos de quem vê. O presbítero pregando o perdão e os crentes dos cus quentes só pensando em putaria e devassidão.
Pois é. Cada tempo tem o Moisés que bem merece. E, claro, também os seus fariseus.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Os mandamentos são em sua maioria imperativos negativos, então eu fico com o "não cuspirás". Que diga-se de passagem já vigora em casa faz tempo, é mais antigo que o velho testamento.
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, sei...
      Você não cospe, mas é porque gostcha!!! Gostcha muito!!!!

      Excluir
  2. Você tem muito talento para evoluções "linguísticas” em seus textos (isto ficou muito estranho!), mas é particularmente bom em ironia fina (a “opção c” me fez rir pra caramba). Eu não tenho essa capacidade, principalmente em textos longos como o seu. Outra coisa que me surpreende é como você descobre essas notícias malucas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi muito bem a tal da evolução linguística, mesmo.
      eu, vez em quando, dou uma olhada no site Page Not Found, a maioria dessas notícias meio escabrosas saem de lá.

      Excluir
    2. As imagens que cria são ótimas mesmo, mas o comentário era para fazer hora com você, principalmente depois do comentário sem noção da “J” (que me fez rir outro tanto).

      Excluir
  3. Que porra essa já? Ta me chamando de sem-noção,JB? Manchando a honra dessa nobre causídica? Você sabe como quem tá falando, einh, einh?! Rsrsrs Tá é tirando o seu da reta, né?! Assume o seu B.O. aí!! Kkkk
    "J"

    ResponderExcluir
  4. É aí marretinha, mandando bem como sempre com a comunidade LGBT.
    A propósito, já viu o filme A Liga da Justiça? Gostou do Aquaman? Ou prefere o Flash?

    ResponderExcluir