De vez em quando, quando tenho o fundamental e imprescindível, porém, o cada vez mais raro tempo de ócio para me dedicar a atividades de que gosto - ler, ouvir música, assistir a longas-metragens -, mas que a fadiga, o stresse e as frustrações anteriores a ele me jogam num tal estado de prostração mental que me incapacita de usufrui-lo, costumo navegar pelo meu próprio blog, revisar e reviver textos, lamber a minha própria cria. Olhar para um texto escrito em 2009, 2010, 2015, é como olhar para uma velha fotografia em que estou mais jovem, vigoroso, melhor. É confrontar meu próprio retrato de Dorian Gray antes que o novo dia traga, de novo, a realidade inexorável do espelho plano. 
Ontem, vasculhando e espanando o pó das cinquenta e uma cervejas-feiras anteriores a esta, percebi que apenas em cinco delas há mulheres protagonistas : a apetitosa e fulgurante Scarlett Johansson, a bela, recatada (pero no mucho) e do lar Sandy, ex-Sandy & Junior e eterna Sandy-sim-é-possível-ter-prazer-anal, a chanceler Angela Merkel, a freira alemã Dóris Engelhard e a centenária estadunidense de 104 anos Mildred Bowers, que credita à cerveja grande parte de sua longevidade. 
É bem verdade que as mulheres aparecem em várias outras cervejas-feiras abrilhantando as postagens com seus belos corpos e tetas, mas como destaques apenas o quinteto citado.
Assim, para não correr o risco de ser chamado de machista, sexista e filho do Bolsonaro (embora, é verdade, eu adore uma rachadinha), o cerveja-feira de hoje traz e presta profunda reverência a duas bebedoras de cerveja das antigas. E bota das antigas nisso. Do tempo do teatro em preto e branco.
Hebe "gracinha" Camargo e Dercy "boca de esgoto" Gonçalves. Duas das grandes damas do teatro de revista, das chanchadas da Atlântida, do teatro, da música (quem não se lembra do clássico A Perereca da Vizinha?) e da teledramaturgia brasileira. Quiçá do cinema mudo.
A loiríssima Hebe Camargo sempre declarou publicamente o seu amor à santa bebida,  à qual ela chamava carinhosamente de loiruda. E tão assumida era a sua relação com a cerveja que ela não a escondia de ninguém. Antes pelo contrário, escancarava o seu gosto pessoal para o país inteiro. Em horário nobre e em rede nacional. 
Em seu programa semanal, gravado e transmitido ao vivo, quando lhe dava vontade, ou a sede assim exigia, Hebe convocava seu garçom e esse imediatamente ia ao seu encontro com uma ampola e um copo já servido de uma gelada em uma bandeja de prata. O garçom servia Hebe e ela dava uma senhora duma talagada na cerveja. Às vistas de todo o público presente no auditório e de milhões e mais milhões de telespectadores. Às vistas de toda a nação, o que não é exagero dizer, pois, na época, lá pelas décadas de 1980, 1990, só havia uma meia dúzia de canais de TV, e Globo e SBT, a emissora da Hebe, eram hegemônicas de fato.
Hoje em dia, Zeca Pagodinho, quando vai a um programa cantar, dar uma entrevista ou coisa que o valha, já é recebido com um copo de sua Brahma, e o público o ovaciona quando ele dá o seu golinho. Todos consideram a atitude do Zeca uma ousadia, uma transgressão, uma marca de sua autenticidade. Porra nenhuma!!!!
Hebe já fazia isso há 30, 40 anos!!! Hebe Camargo foi a precursora do pileque na TV!!!
E Hebe batia de cerveja de verdade. Mandava pro peito a Antarctica. A Antarctica original. Que não é essa Original de hoje em dia, já embichada e gourmetizada. Era a Antarctica que, talvez, hoje seja a chamada BOA, mas que, na época, a gente chamava de cerveja de pedreiro, mesmo. Cerveja das antigas.
Dercy Gonçalves era outra que também, segundo as más línguas que a rodeavam, não dispensava a sua cervejinha. Sempre que podia e não podia lá estava ela com o seu copinho na mão, nas coxias, nos bastidores e nos camarins dos teatros.
Tão notório e sincero era o amor das duas pela cerveja que a Antarctica as fez em estrelas de um de seus comerciais. Chamou-as para véias-propaganda de seu mais dileto produto.
Fico imaginando as duas pedindo ao garçom para trazer uma outra garrafa, para reabastecer-lhes o refil.
Hebe : - Garçom gracinha, traz mais uma loiruda pra gente!
Dercy : - Porra!!! Caralho!!! Buceta!!! Por que essa porra tá demorando tanto?!?!?