Foi uma investigação minuciosa, sherlockiana; uma Cruzada Santa em busca do Santo Graal da cerveja, e mesmo assim não consegui exatamente o que eu queria : uma foto do ex-presidente Jânio Quadros com um copo de cerveja na mão.
Bebum notório, não achei único registro fotográfico dele a segurar um copo com a sagrada bebida. Talvez os políticos do passado tivessem ainda um pouco mais de decoro público e se entregassem aos seus vícios e prazeres apenas em suas intimidades e privacidades; ou talvez a imprensa da época se interessasse mais em registrar os atos e medidas governamentais em si do que em flagrar o político em momentos de relaxamento e de descontração. Ou, talvez, as duas coisas.
O máximo que consegui encontrar, ontem, ao quarenta e cinco minutos do segundo tempo, no limite para a postagem de hoje, foi a foto abaixo.
Se nem esta foto, eu tivesse encontrado, não desistiria de Jânio Quadros. Uma outra personalidade pinguça ocuparia a postagem de hoje e minha busca seguiria. Se preciso fosse, seria capaz até de fazer um curso de corel draw, photoshop etc para fazer uma montagem do Jânio Quadros empunhando um canecão. Orson-welliano que sou, inventaria a prova do fato, se este fosse meu último recurso.
Isto porque, se tem alguém que merece ser colocado no alto do panteão da birita, este alguém é Jânio Quadros, obrigado por forças ocultas a renunciar da Presidência.
É dele a lapidar frase que deveria constar, como designa o termo a adjetivá-la, da lápide de todo manguaceiro. Perguntado, certa vez, por um repórter, por que bebia tanto, Jânio Quadros mandou a resposta de pronto, na lata (e na garrafa casco escuro, também):
"Bebo porque é líquido. se sólido fosse, come-lo-ia".
Bebum e culto pra caramba, Jânio Quadros. O último de nossos governantes dado a mesóclises. Professor de português das antigas. Do tempo do Vossa Mercê, do bofé, do ogano e do supimpa.
É dele o Cerveja-feira desta semana. Incontestavelmente.
4 Comentários
Uma sugestão para o próximo cerveja feira, e também é um político muito inteligente e gosta de uma cervejinha: o nosso eterno presidente Lula
ResponderExcluirAí, depois, quando eu mando tomar no cu, pra puta que o pariu etc, eu é que sou o grosso, o mal-educado, o intolerante.
ExcluirEsse sujeito de esquerda é tipicamente brasileiro: adora se compadecer com bandidos, corruptos e aqueles que nada contribuem para sociedade.
ExcluirMas o pior de tudo é que acho que ele tem um certo tesão de argola pelo Azarão.
Rapaz, ele é fissurado é pela minha rola, isso sim!!!!
ExcluirPor acaso, você já viu alguém de esquerda que não liberasse o girassol?