Feira Do Livro (Primeira Visita)

Admito que não estava no melhor dos ânimos nessa minha primeira visita à Feira do Livro, evento que é parte da comemoração pelo aniversário da cidade. 
Posso estar sendo chato, intransigente e tudo o mais que quiserem dizer, mas feira do livro deveria ser para quem gosta de ler, para quem gosta de livro. 
Explico: quem vai a um estádio ou liga a TV para ver futebol? Quem gosta de futebol, óbvio. Mesma coisa para algum imbecil que entra numa igreja, ele vai lá porque gosta de rezar, sei lá, e por aí vai. 
Pois bem. O que menos tenho visto nessas 5 ou 6 últimas feiras do livro são leitores. 
A feira virou um evento social, um ponto de encontro para todo o tipo de pessoa que se possa imaginar, sobretudo as ruins. 
Aquilo estava atulhado de adolescentes semianalfabetos, com suas roupas caindo pelas bundas, seus bonés detestáveis, seus celulares barulhentos e seus vocabulários de 15 palavras. 
Um ambiente que era para ter ares intelectuais acaba ficando refém dessa turba, dessa ralé. "Manos" e "cachorras", bandidos e biscates a mostrar peitos, bundas e rabos já cansados pelo uso, isso sim. Atravancando a passagem de quem queira verdadeiramente ver livros, inibindo com sua aparência marginal, com seus modos bárbaros. 
Sem contar com as "visitas" das escolas, aquelas crianças levadas pelas "tias", velhas paquidérmicas com seus bundões nos bancos, a comer algodão-doce, falando mal dos maridos, berrando em seus celulares, reclamando que o governo paga pouco, nem aí para os alunos, soltos feito uma horda de pequenos demônios. Todos numa atividade cultural da mais alta estirpe. Todos um bando de filhos das putas a matar aula. 
Levar "estudante" à feira do livro... que absurdo! 
Volto a dizer: feira do livro tinha que ser para quem lê, para quem gosta de ler, para quem sabe ler. E isso exclui o que se chama hoje de "estudante". 
Passei bem rápido pelas barracas de livros; 50% das barracas são de livros infantis, 30% ligadas a alguma religião e quase todo o resto de grandes livrarias, que não barateiam em nada seus preços. Poucas opções de livro barato. Acabei comprando um. 
A feira dura ainda mais de uma semana, talvez indo lá com mais tempo para garimpar eu encontre outras opções. 
Mas não sei se terei vontade de voltar lá. 
A leitura é mesmo um hábito solitário. 
Ainda bem.

Postar um comentário

0 Comentários