Meninos, Eu Vi!

Todos os dias, a caminho do trabalho, passo pela Praça Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, que dá de frente para uma igreja católica e cuja umas das esquinas, há tempos, virou um ponto de trabalhos de macumba, um lugar de depósito de despachos e oferendas. Talvez seja a praça mais ecumênica do mundo.
 
Até já falei desses trabalhos aqui, na postagem Macumba On The Rocks; ora feitos com cachaça Marafo do Exu, ora com whisky Old Eight, e sempre com farofa amarela, charuto e pimenta dedo-de-moça.

Sempre que passo e vejo um desses ebós, fico a imaginar a quais entidades ou orixás eles são dirigidos. Se a um Preto Velho, se ao Exu Caveira, se ao Oxóssi, se ao Oxumaré... Valham-me São Caetano Veloso e Santa Maria Bethânia.
Então, hoje, descobri a entidade recebedora dos ebós. Como?
 
Eu vi. Meninos, eu vi.
Logo eu, que jamais suspeitei possuir o dom da vidência, vi. 
 
Degustando a farofa amarela, dando um tapa no charuto, lascando uma beiçada na cachaça.
Quando se deram por descobertas, foram fugindo, mas não suficientemente rápidas para escaparem do clique de minha câmera. Câmera que, pelo visto, também é capaz de registrar imagens espirituais e ectoplásmicas.
 
Eis a entidade destinatária das oferendas : a Pomba Gira, meus amigos.
Essa é a verdadeira Pomba Gira. Duas.
 

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Me lembrei de um episódio do Dr. Pimpolho.

    https://www.youtube.com/watch?v=VVxtFnNtVt4

    ResponderExcluir
  2. Uma é a pomba, outra é a gira. Fico pensando que hoje deve estar difícil de conseguir resultado com despachos na esquina, pois os moradores de rua devem pegar e beber todo o álcool ofertado, além de pegar os cigarros e o dinheiro vivo ali deixados. E surge a dúvida: em vez de papel moeda será que dá para pagar com pix?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, essa praça é um caso raro na cidade. Ainda não foi descoberta por moradores de ruas e traficantes.
      Assim, o despacho dura uns dois ou três dias.. Dinheiro nunca vi ser colocado, não.

      Excluir