Espelho, Espelho Meu...

Não sou aquele amante à moda antiga, do tipo que ainda manda flores, mas sou aquele internauta das antigas, do tipo que ainda usa e-mail. Considero que o e-mail esteja para o whats app assim como o disco de vinil está para uma música na "nuvem", prefiro-o mil vezes. O problema é que ninguém mais os usa. Mas ainda mantenho uma antiquíssima conta pessoal da hotmail e a acesso amiúde.
Sempre que eu saio, sou jogado para a página inicial da MSN, que traz artigos relacionados ao cotidiano, à saude e, sobretudo, a notícias sobre celebridades. 
 
Nos últimos tempos, um tipo de chamada tem me despertado certa curiosidade, rankings da celebridades mais bonitas do cinema segundo as Proporções Áureas, ou a Matemática da Beleza. Os mais bonitos baseado na simetria e na harmonia das medidas de seus rostos. Mesmo sem ler as reportagens, é fácil deduzir que a tal Matemática da Beleza seja uma espécie de fórmula que calcule as boas proporções e conformidades dos traços faciais, que os torna agradáveis e atrativos, que se baseie num valor que indique um rosto "perfeito".
Fiquei curioso : o que de fato é e como é determinada essa Proporção Áurea?

Dei uma rápida pesquisada e encontrei. A Proporção Áurea, Número de Ouro ou Razão Áurea é uma constante matemática real, algébrica e irracional muito utilizada para quantificar a estética, a beleza e a harmonia. Não se restringe à figura humana. Está presente em vários outros elementos da natureza, como nas circunvoluções das conchas de moluscos, nas pétalas de rosa, no "buquê" da couve-flor e do brócolis, no formato das galáxias, nas configurações de furacões etc.
 
A Proporção Áurea é muito empregada nas mais diversas áreas ligadas à estética como garantia de produção de belas obras, na arquitetura, no design, na pintura. Leonardo da Vinci lhe era um fervoroso adepto, uma de suas obras mais conhecidas, o Homem Vitruviano, foi concebida totalmente fundamentada nessa proporção.
 
Para que a Proporção Áurea seja alcançada, devemos considerar um segmento de reta dividido em duas partes desiguais, uma maior (a) e outra menor (b). A razão entre o comprimento total do segmento (a+b) e a parte maior (a) deve ser igual à razão entre a parte maior (a) e a menor (b).
(a+b)/a  =  a/b
E para ser considerada "áurea", o valor dessa proporção deve corresponder a 1,618033989...
 
Um exemplo de proporção áurea na face humana é quando a distância entre o queixo e a base do nariz é a mesma da entre a base do nariz e a parte inferior da testa. Outros elementos da face, como as orelhas, os lábios e os olhos também são usados no cálculo da beleza do indivíduo. Quanto mais próximas estas distâncias estiverem do 1,618..., mais bonita a pessoa; quanto mais longe, mais arregaçada e mal acabada.
 
Sanada, então, a minha curiosidade do que seria exatamente a tal Proporção Áurea, outra curiosidade me acometeu : que nota minhas feições alcançariam se submetidas a tão rigorosa e inflexível avaliação?
Aproveitando que estava meio sem serviço no serviço, pesquisei por programas online que fizessem esse cálculo a partir de uma foto. E achei um totalmente grátis, sem necessidade de cadastro, sem ter que ficar o tempo todo provando que não sou um robô : o Vidnoz.
 
Inicialmente, coloquei uma foto minha armazenada na galeria do celular, uma foto da qual gosto muito, tirada em 2018, há seis anos, portanto, em companhia do meu amigo Fernandão, os dois já meio "chumbados", um registro raro de um sorriso meu. O resultado está abaixo. E surpreendeu-me.
 
 
Escores faciais de 79 de um máximo de 100! Quase 80% de áurea perfeição! E ainda : "Você é a definição de colírio para os olhos". Pãããããta que o pariu!!!! E não para por aí : atratividade de 91% e idade estimada de 31 anos. Em 2018, eu contava com 51.
 
Porém, considerei, essa foto é um ponto fora da reta, e um tanto já desatualizada. Resolvi, então, testar uma foto atual, eu já bem mais acabado, sem nenhum traço de alegria ou sorriso, com uma barba desgrenhada de fazer inveja a Rasputin e Matusalém, e submetê-la à apreciação do programa. Tirei uma foto na hora com o celular e alimentei o programa com ela. Esperava, é claro, uma pontuação bem mais baixa. De novo, fui surpreendido.
 
 
 
Oitenta e sete pontos de possíveis 100. Quase 90% de áureas proporções!!!!! Será o Azarão feito o vinho? "Você é lindo de morrer". Atratividade 94% e estimativa de idade em 45, contra meus 57 reais.
Durante a pesquisa por plataformas que fizessem esse cálculo online, apareceram vários resultados para aplicativos de celular destinados à mesma função. Para efeito de comparação, para ter uma segunda opinião, instalei um deles, o Beauty Scanner e inseri minha foto atual.
 
 
O resultado mostra muito mais linhas faciais de referência, o que sugere maiores rigor e precisão. Minha nota caiu um pouco, de 8,7 para 8,54, não está tão mal assim. E vejam que precisão de identificação no laudo acima da foto : gênero : macho! Só faltou das antigas! A estimativa de idade também se aproximou mais dos meus atuais 57 anos, deu-me 48, o Beauty Scanner. Ainda são quase dez a menos.
"Este rosto é um ícone, com linhas perfeitas".
Uma beleza clássica. Helênica. Apolínea. Digna de ser imortalizada em um busto de Fídias!
Te cuida, George Clooney!!!!
Tentei inserir a outra foto no aplicativo, mas só a primeira avaliação era grátis.
 
Fiquei sem entender tão auspiciosos resultados. Nunca fui bonito, em nenhuma fase da minha vida. Nunca me achei bonito. Nunca fui de atrair olhares e desejos femininos. Uma incógnita, portanto, os resultados desse programas, dessas IAs.
 
Então, caiu-me a ficha. Lembrei-me da definição inicial da Proporção Áurea : uma constante matemática real, algébrica e... irracional! Irracional! Eis a explicação!!!

E isso porque eu não procurei um "Beauty Scanner" que avaliasse as proporções também do corpo. Eu iria deixar a IA toda molhadinha... encharcadaça. Dá só uma olhada.
 
  Pãããããta que o pariu!!!! 

Postar um comentário

6 Comentários

  1. A página inicial do MSN lembra a extinta contigo ou uma versão digital de caras!

    ResponderExcluir
  2. Ainda aturdida com esse texto. Lavou a égua, meu amigo. Isso se chama JUSTIÇA SOCIAL. A noção de beleza guarda as suas armadilhas neste mundo superficial. Mesmo que seu texto soe dramático, dei boas risadas. Um viva à Proporção Áurea!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um brinde a nós. Os de beleza alternativa, que é o politicamente para feio.
      Abração

      Excluir
  3. Pelo fato de segurar a marreta, devem tê-lo confundido com Thor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade. Mas que fique claro : empunho uma única marreta, a minha!

      Excluir