Puro Nada

Dizem os entendidos em publicidade que um dos fatores de êxito de um produto é a sua marca fantasia. Que um nome forte, chamativo, impactante e de fáceis memorização e lembrança - acompanhado, claro, de uma bela embalagem cheia de "designs" e outras frescuras - já é meio caminho andado para que a mercadoria se torne em um sucesso de vendas.
Pois o que me chamou a atenção nessa cerveja foi justamente o oposto. A falta de um nome fantasia. O fabricante achou por bem chamá-la, simplesmente, de Puro Malte. Seria a mesma coisa que a OMO passar a estampar na sua embalagem apenas Sabão em Pó. A Pullman, Pão de Forma; a Danone, iogurte; a Parmalat, leite; a Nike, tênis etc etc.
Apreciei, se não a coragem do fabricante, a sua simplicidade e o seu despojamento. Porém, o preço da tal, nas vezes em que a vira, nunca fora dos mais humildes, praticamente quatro reais a latinha de 350 ml.
Ontem, no entanto, ela estava em oferta no mercado em que me abasteço : R$ 2,19 a lata, o mesmo preço de uma Subzero. Sei que ontem foi segunda-feira, dia de não manguaçar e outros falsos moralismos, mas a oferta e mais o fato de que eu estava há mais de duas semanas sem beber me fizeram capitular. Comprei quatro latas. 
Enquanto as esperava gelar, li o rótulo e fiquei sabendo que a Puro Malte era confeccionada com dois tipos de malte, ambos importados, e mais o lúpulo de Hallertau, seja lá que porra for isso. Também informava que a receita da Pura Malte seguia a Lei da Pureza Alemã.
Cabe aqui um parêntese : a tal Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, foi promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera, em 1516, e determinou que a cerveja passaria a ser, obrigatoriamente, fabricada apenas com os seguintes ingredientes : água, malte de cevada e lúpulo, a Santíssima Trindade dos bebedores de cerveja.
Menos divulgado é o fato de que a lei não teve o objetivo de melhorar a qualidade da cerveja, de torná-la em um líquido mais nobre. Era uma época de escassez de alimentos na Alemanha e muito da produção de trigo era usada no fabrico de cerveja. A Lei da Pureza foi um subterfúgio usado pelo duque para garantir que as reservas de trigo fossem usadas tão-somente para fazer o pão destinado às massas. A Lei da Pureza foi uma "migué" do duque para garantir o bucho cheio do povo e, ao mesmo tempo, não causar a revolta e o levante dos biriteiros alemães, caso ele tivesse simplesmente proibido o uso do trigo. Então, saiu-se com a famosa lei.
Cerveja gelada, provei-a. Uma bosta!!!
Puro Malte porra nenhuma!!! Puro Nada, isso sim!!!
Sem gosto de nada. Nem de malte (muito menos de dois tipos) nem de lúpulo da puta que o pariu. Só da água. Talvez a intenção do mestre cervejeiro que a formulou tenha sido criar uma cerveja suave para os paladares efeminados de hoje em dia, mas o que ele conseguiu foi uma água amarela. E só. 
Fui investigar a origem da Puro Malte. E tudo se explicou. Pudera. Ela é irmã da cerveja Império, outro embuste superestimado. E consegue ser ainda pior que sua irmã mais famosa.
É tão sem gosto, mas tão sem gosto, que acho que consegui sentir até leves traços do alumínio da latinha. E olha que eu não tenho essa viadagem de paladar apurado e refinado, não. E olha que tenho papilas gustativas das antigas, calejadas por Polar, Malt 90, Lokal e, claro, buceta! Mas dava pra sentir o gosto da lata!
Ela consegue ser pior até que a pior cerveja que eu já tinha tomado até hoje, a Royal Beer, da qual falei na postagem  Barata, Ruim e, Provavelmente, Inexistente. Vindo de quem já tomou muito Belco, Krill e Glacial, podem se fiar no que digo.
Corram, meus caros, corram da Império, da Puro Malte e de qualquer outra que, porventura, seja ou venha a ser produzida pela Cervejaria Cidade Imperial.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Da cidade imperial eu só tomo a Helles (que eu me lembre). As outras, pura decepção e ofensa. É o mesmo produto envasado em diferentes rótulos e formatos e maior porcentagem de... água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa, acho que nunca vi. Mas Helles não é um tipo de cerveja? Ou é uma marca?

      Excluir
    2. É um tipo, mas acho que é o nome também (igual "puro malte" sem descrever mais nada). Salvo engano o nome é "Cidade Imperial Helles". O povo é pouco criativo pra nomes haha

      Excluir
  2. Essa eu tenho que adicionar ao meu portfólio... nem que seja para dizer que para ser considerada uma bosta, ainda faltará muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois pode adicioná-la como persona non grata, meu caro, pode adicioná-la.

      Excluir