O Céu Pode Ser um Inferno

Dia desses, Jotabê, o Mito do Blogson Crusoe, usando-o como um paralelo à propaganda enganosa que se faz da velhice, contou um "causo" de um sujeito a quem o Capeta iludiu e convenceu a ir pro Inferno. Pintou o Inferno como "um ambiente descoladíssimo, com uma iluminação feérica, cheio de luxo e luxúria, belas mulheres, com todos os antigos companheiros de esbórnia e putaria ali reunidos, se divertindo horrores. Depois de assinado o "contrato", a cenografia muda instantaneamente e o inferno se transforma no que realmente é"
Quando chegou às profundas, o Inferno era o que tinha de ser, era aquilo para o qual foi criado : um local de autopunição e de autoexpiação da culpa cristã inculcada em todos nós desde a mais tenra infância. E tenho cá pra mim que esse seja o grande pecado original do cristianismo : dizer a uma criança que ela já nasce culpada e que seus atos e comportamento durante a vida poderão ou não redimi-la. Claro que a pessoa cresce e morre acreditando que ela merece o inferno. Nessa patifaria toda, o Diabo é só um pobre-diabo, um bode expiatório (não surpreende que seja retratado com chifres, rabo, cascos e barbicha) para a praga da culpa rogada por Deus aos peladões do Jardim do Éden e a todos os seus descendentes.
Na visão do Jotabê, aliás, visão, não, conhecimento de causa, o atual enfoque politicamente correto dado à velhice e, por que não dizer, à senilidade é tão canalha e mal-intencionado quanto o engodo do Capeta no "causo" por ele narrado. Na porta de entrada da velhice, colocam lá um grande outdoor, um festivo letreiro de neon : Melhor Idade, Feliz Idade, e outras pataquadas. Quando atravessamos a soleira e os batentes da porta, vemos que não é nada daquilo : dores nas juntas e articulações, cabelo ficando branco e/ou caindo, pele perdendo o viço, a elasticidade e a rapidez de regenaração, os olhos perdendo a acuidade, tendinites, artrites, artroses e reumatismos, hipertensão, diabetes, azia, refluxo, ganho de peso, baixa da resposta imune, redução da potência sexual etc etc.
E concordo com o Jotabê.
Mas conheço um "causo" melhor que o do cara que foi iludido para entrar no Inferno, conheço o do sujeito que, mesmo tendo a chance de ficar no Céu, escolheu e exigiu ser mandado ao Inferno. Vamos a ele.

"O cara morreu e acordou de cara para os Portões Celestiais. Ficou meio desconfiado, ressabiado, pensou que podia ser uma "pegadinha" do Capeta, afinal, não fora lá aquelas coisas em vida. Resolveu arriscar. Tocou a campainha do Céu. Atendeu-lhe São Pedro, perguntou-lhe o nome, abriu o Livro Divino, correu os dedos e as vistas por suas páginas e confirmou :
- Sim, meu filho, seu lugar é aqui, parabéns. Agora, eu lhe conduzirei ao seu local de repouso, à sua morada eterna e, no caminho, já vou lhe mostrando as dependências e áreas comuns do Céu. O cara foi seguindo São Pedro e o Porteiro do Céu foi lhe indicando onde ficava o refeitório, o salão de jogos, a barbearia, um pequeno comércio local de artesanato de imagens sacras e relíquias... quando, do nada, ouviu terríveis  gritos de agonia e sofrimento saídos de uma pequena oficina.
- São Pedro, que gritos são esses? Parece que alguém está sendo torturado, não esperava ouvir isso por aqui.
- Isso não é nada, meu filho, não é tortura, não. É que essa pessoa foi muito boa em vida, muito boa mesmo, magnânima, tão boa que vai virar santo. Esses gritos são porque estão furando a cabeça dela para ser colocado aquele halo luminoso da santidade.
- Ah, então tão certo, São Pedro.
Continuaram em direção ao novo lar do recém-chegado e com o tour pelo Céu. São Pedro mostrou o clube, a piscina, a padaria, a academia, a biblioteca do Céu... e novos gritos saídos de outra pequena oficina, ainda mais lancinantes que os anteriores.
- O que é isso, agora, São Pedro? Esse tá sofrendo mais ainda que o outro.
- É que esse, meu filho, foi ainda melhor que o outro, mais caridoso e benevolente ainda para com seus semelhantes, tão melhor que o outro que vai virar anjo e se sentar ao lado do Senhor. Esses gritos são porque estão furando as costas dele para serem encaixadas as asas. Entendeu, meu filho?
- Entendi, São Pedro, entendi, sim. Olha, Pedrão, agradeço a boa acolhida, a reserva de quarto feita em meu nome e tudo, não quero parecer mal-agradecido nem que me leve a mal ou tome o meu pedido como uma ofensa, mas não dá pra me enviar pro Inferno, não?
- Que pedido é esse, meu filho? Jeito tem, eu tenho essa autonomia, mas por que este desatino de sua parte?
- Ó, São Pedro, eu não quero fazer o senhor perder mais de seu tempo comigo, só me manda pro Inferno e pronto. 
- Meu filho, aquilo é um lugar de sofrimento eterno.
- Eu sei, São Pedro, eu já pensei que fosse mesmo pra lá. Me manda, vai.
- Um local de martírio...
- Sei, São Pedro, se precisar eu assino um termo de responsabilidade ou coisa parecida. Só me manda pra lá.
Disposto a não desistir daquela alma confusa e conturbada, São Pedro jogou a sua última cartada.
- Meu filho, quando você chegar no Inferno, a primeira coisa que o Capeta vai fazer é comer o seu cu!
- Eu sei, São Pedro, mas pelo menos o buraco já tá pronto!"

Pãããããããta que o pariu!!!!!!

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Fraldão geriátrico, demência, insuficiências renal, cardíaca, pulmonar etc. Quando digo a algumas pessoas que a velhice avançada é uma bosta, há quem me olhe torto.

    O buraco tá pronto, mas será que aguenta a benga do Capiroto?

    Sobre Deus/Diabo, Céu/Inferno, é simples: são os dogmas. Ou o cara tá de boa crendo neles em sua religião, ou pula fora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pqp, vou ler esse pro meu tio o quanto antes, os dois primeiros pagrafos parece até ele falando assim que acorda. Republica esse aí, se puder. Sobre o que o Neófito disse em outro comentário, vale a pena republicar os contos noturnos em um PDF. Infelizmente por não ter marcador, eu teria que olhar os seus milhares de posts, um por um de 2009 pra cá pra ir selecionando eles.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns povos, como os nórdicos, vêm alcançando um nível de esclarecimento elevado, tanto que em alguns desses países, a Islândia, por exemplo, as pessoas ateias, agnósticas ou que se declaram sem religião já são maioria na população. Agora, meu amigo, abaixo da linha do Equador, ou mesmo na Grande América Branca, isso nunca acontecerá. Jamais.
      Abraço.

      Excluir
  4. É como diz o antigo jingle, já secular e esquecido por todos: "lá vem o capiroto/ lá vem cá piroca / o cu fica até roto / pula igual pipoca .... lá vem o capiroto / lá vem o vermelhão / se for virgem Maria / vai gozar o cramulhão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, esse deve ser antigo mesmo. Nem eu conhecia.
      De onde você tirou?

      Excluir
    2. Putz! Comentei com o e-mail errado. No caso, fiz no momento que ia escrever o comentário mesmo, não tem nada de secular, foi blefe.

      Excluir
    3. Ficou bom. E com isso, se é que ele já não estava, você acaba de garantir o seu lugar no inferno. Mas não temamos : se nós fazemoso que o diabo gosta, por que ele iria nos punir?

      Excluir
  5. Ri até mandar parar! Só acho estranho que um texto de puro humor e super bem escrito motive algumas pessoas a fazer comentários sérios e sisudos. Estamos perdendo a capacidade de rir? (acabei também caindo na tentação de comentar seriamente. E, pior, o que não é da minha conta). Para corrigir, direi à sua moda: Do caraaaaalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, acho que perdemos grande parte (alguns a perderam por inteiro) da capacidade de rir apenas por rir, apenas pelo prazer que nos dá uma boa gargalhada, como se houvesse a necessidade de uma boa razão (no sentido de racional) para uma boa risada.

      Excluir
    2. Penso que justamente pelo enraizamento tão forte do cristianismo, as vezes achar graça em coisas que envolvem religião acabe causando em nós esse bloqueio mesmo, sendo mais sério com o assunto - mesmo quando não é necessário. Além de que Marreta jogou várias bombas interessantes pra gente - o martírio causado pela velhice, cristianismo e suas questões pouco abordadas, e o conto que também acaba causando uma certa reflexão. É instigante comentar e falar sobre tudo que foi citado.

      Acho excepcional, Marreta, seu ponto sobre o cristianismo e essa questão de colocar a semente do medo e da culpa em uma criança que cresce acreditando que vai pro inferno (e, na real, quase todos nós acreditamos fielmente nesse fim).
      É difícil pra gente aceitar e lidar com a condição de sermos seres que erram a quase todo tempo e na maioria esmagadora das vezes; e tudo a nossa volta nos incentiva a achar que tudo que fazemos é errado, e até pior: pecaminoso.

      E peço aqui minhas sinceras desculpas pelo comentário sério também, kkkkk, mas hoje, por exemplo, meu dia será dedicado em analisar mais de perto essas questões e como me afetam.
      Adorei, Marreta. Um dos melhores posts que já li aqui no blog (e aliás eu nem fui notificada dele! Não apareceu na lista de leitura).

      Eh noissss

      Excluir
    3. Pois é, talvez eu tenha que fazer uma mea culpa pelos comentários sérios. Afinal, eu também não consigo nem contar uma piada sem fazer minhas reflexões em cima dela, minhas pseudofilosofias.
      Nunca coloquei marcadores nos meus textos, o que, vejo hoje, dificulta que os leitores achem outros textos sobre assuntos que lhes agradaram, mas se quiser ler mais coisas que postei sobre religião e minha condição de ateu (embora, sim, carregue essa culpa cristã em vários aspectos da minha vida), vá naquele campo de pesquisa ao alto e à esquerda da página e digite "ateu", "ateísmo", "religião" ou outros termos correlatos.
      Deixarei aqui uma sugestão inicial :

      https://amarretadoazarao.blogspot.com/2012/08/a-galinha-de-cristo-e-o-galo-do.html.

      Quanto à atualização das postagens não aparecer na sua lista de leituras, talvez seja pela censura do Google ao blog, o tal conteúdo confidencial.

      Excluir
    4. Cadê, Marreta???????? Eu li e ia comentar, mas tá dando página inexistente.

      Excluir
    5. Estranho. Tente de novo nesse link, eu testei aqui e deu certo:

      https://amarretadoazarao.blogspot.com/2012/08/a-galinha-de-cristo-e-o-galo-do.html

      Excluir
    6. Ué, agora foi kkkkk mas antes tava dando inexistente mesmo

      Excluir