Que Fossa, Hein, Meu Chapa, Que Fossa... (48)

E quem disse que Rei não sofre com fossa? "Regue as plantas na varanda, elas devem lhe dizer, que eu morri todos os anos, quando esperei você". É o Rei.
Abandono
(Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Se voltar não faça espanto, 
Cuide apenas de você
Dê um jeito nessa casa, 

Ela é nada sem você...

Regue as plantas na varanda, 

Elas devem lhe dizer
Que eu morri todos os anos, 

Quando esperei você.

Se voltar não me censure, 

Eu não pude suportar
Nada entendo de abandono, 

Só de amor e de esperar.

Olhe bem pelas vidraças, 

Elas devem lhe mostrar
Os caminhos do horizonte
Onde eu fui lhe procurar
Não repare na desordem, 

Dessa casa quando entrar
Ela diz tudo que eu sinto, 

De tanto lhe esperar.


Para ouvir Abandono, é só clicar aqui, no meu poderoso e melancólico MARRETÃO.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Justo hoje estava ouvindo o saudoso Paulo Sérgio, a pedra no sapato do Roberto. E que frise-se poderia muito bem entrar pra categoria do Todo Castigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode-se dizer que eu não conheço nada do Paulo Sérgio, a não ser, é claro, a Última Canção, e que morreu muito novo, acho que com menos de 40 anos, num caso meio obscuro de derrame cerebral.
      Que música dele você sugere para a infame seção Todo Castigo Pra Corno é Pouco?

      Excluir
    2. Eu diria que o Paulo Sérgio é o cantor mais amado dos puteiros, pelo menos em número de canções. Não tem um fim de noite de boteco que o homem não compareça pra lamber do chão o trago pro santo. Isso levando em consideração toda a patota da música brega. Apesar de outras mais famosas, minha preferida é Sou Metade em Você.

      Excluir
  2. Tenho a convicção de que a maioria da população foi ou é mal amada, corneada ou abandonada. Isso explicaria o sucesso das músicas bregas junto à população menos instruída e mais vulnerável econômica e socialmente (que é majoritária). Até parece que a sina dessa gente é sofrer de forma ininterrupta. Creio que essas músicas até poderiam ter uma melodia mais sofisticada, menos previsível. “Poderiam”, mas não precisam, justamente pelo fato de que pouquíssima gente consegue cantarolar uma melodia - qualquer melodia - sem desafinar ou sem cantar de forma linear. E o motivo disso talvez seja o fato de se fixarem apenas na letra melodramática, sem frescuras, rústica, primitiva, “romântica”.
    Imagino que desde sempre as músicas de maior sucesso, “as mais tocadas” sempre foram aquelas que falam do amor perdido ou não correspondido, da traição e do abandono. E nessa linha existem dezenas de intérpretes e centenas de canções. Por isso, vou sugerir de memória alguns nomes extra-bregas que certamente enriquecerão sua “infame seção”. Olhaí:
    Dalva de Oliveira, Anísio Silva, Orlando Dias, Wanderlei Cardoso, Nilton Cesar, Evaldo Braga, o já citado Paulo Sérgio, Gilliard, Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, Cláudia Barroso, Waldick Soriano, as atuais campeãs de vendagem no estilo “sofrência” e por aí afora.
    Resumindo, pensou em música para as seções “Todo Castigo...” ou “Que Fossa, hein...”? Bora procurar intérpretes bregas!

    ResponderExcluir