Eu Hoje Joguei Tanta Coisa Fora...

Não gosto do Herbert Vianna! Nunca gostei! Acredito que não goste dele até muito antes do Lobão ter lhe pego ódio e nojo! Considero-o um babaca, um metido a bom moço, um candidato a genro que toda sogra sonha em ter, um boçal, um cagador de regras, o gérmen, o esporo, o cisto do politicamente correto antes do politicamente aportar em terras cabralinas.
Não obstante, em mais uma dessas evidências cabais de que o talento não ocupa o mesmo locus gênico do caráter, Herbert Vianna é autor de algumas belíssimas letras e canções. Caleidoscópio, Lanterna dos Afogados, Por Quase um Segundo, La Bella Luna e mais uma meia dúzia, não mais. Entre essa meia dúzia, Tendo a Lua, aquela assim : "eu hoje joguei tanta coisa fora, eu vi o meu passado passar por mim..."
Por que me lembrei desta canção? Primeiro, porque, como já disse, acho-a inspiradíssima; depois, porque hoje eu joguei mesmo tanta coisa fora. Dos meus armários, das minhas gavetas, das minhas caixas de papelão? Não. Que o conteúdo destas já foi reduzido ao mínimo há anos.
Hoje joguei tanta coisa fora das minhas gavetas virtuais. Da nuvem, como se diz hoje. Algumas nuvens, ventei; outras, fiz chover em derradeira garoa nos olhos; outras, mandei irem goteirar em outras plagas. E-mails e fotografias, gente que foi embora.
Além do meu e-mail, digamos assim, oficial, no hotmail, mantinha ainda mais uns cinco ou seis. E-mails criados exclusivamente para receber recados do trabalho e usados duas ou três vezes; e-mails criados para eu poder comentar em sites que não aceitam comentários anônimos : meus heterônimos virtuais; e até um criado, em inícios dos anos 2000, para relacionamentos obscuros.
Gavetas vazias são porta-retratos sem fotos, lápides sem nome; mas também cartas de alforria. Luto e espaço novo para a vida. Atestado de Óbito e Certidão de Nascimento.
Oh! Suzana, não chores por mim...

Postar um comentário

1 Comentários

  1. "Gavetas vazias são porta-retratos sem fotos, lápides sem nome; mas também cartas de alforria. Luto e espaço novo para a vida. Atestado de Óbito e Certidão de Nascimento". Brilhante!

    ResponderExcluir