Sorri

Há aqueles
Que levam pela vida
A pesada bola de ferro de uma diabetes agrilhoada em seus calcanhares.
Cortam-lhes o açúcar,
O doce da vida,
E eles não morrem.
Acomete-lhes a cegueira
E eles não morrem.
Assalta-lhes o caos vascular
E eles não morrem.
Amputam-lhes os membros
E eles não morrem.
E ainda sorriem.

Há aqueles
Que penam pela vida
A rotina tirana de uma hemodiálise.
Cortam-lhes o sal, 
O tempero da vida,
E eles não morrem.
Limitam-lhes até a água,
Condenam-lhes a um exílio em deserto fisiológico,
E eles não morrem.
Implantam-lhes cateteres nos braços e no pescoço
E eles não morrem.
Acinzentam-lhes a pele e as faces,
Suam urina,
E eles não morrem.
Amputam-lhes os membros
E eles não morrem.
E ainda sorriem.

Há aqueles
Que arrastam pela vida
O fardo intransportável de um câncer.
Bombardeiam-lhes com radiação de cobalto-60
E eles não morrem.
Administram-lhes venenos incandescentes nas veias
- Napalm-terapia -
E eles não morrem.
Tosam-lhes os cabelos
E eles não morrem.
Sabotam-lhes o sistema imunológico
E eles não morrem.
Amputam-lhes os membros
E eles não morrem.
E ainda sorriem.

Há aqueles
Que puxam pela vida
A inútil carroça de rodas quadradas do magistério.
Desprezam-lhes o conhecimento e a formação
E eles não morrem.
Desacatam-lhes em sua função e em seu ganha-pão
E eles não morrem.
Ridicularizam-lhes os valores morais
E eles não morrem.
Pagam-lhes salários de fome
E eles não morrem.
Submetem-lhes a ambientes insalubres,
A pelourinhos irrespiráveis,
E eles não morrem.
Não lhes amputam os membros, é verdade
Mas o orgulho profissional e a dignidade
E eles não morrem.
Dentre esses, porém,
Nenhum é pego
Ou se pega
- Ainda que raramente
Ainda que por descuido 
Ainda que por distração -
A sorrir.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Apesar da "ausência de cor", apesar do desencanto e do tom sombrio, ficou incrívelmente bom! Outro dia, um "amigo" de facebook (que não é mesmo meu amigo), incluiu-me sem que eu soubesse ou pedisse em um grupo fechado que tem o título "POEMAGITE-SE". Perguntei-lhe se não havia se enganado respondeu-me que não, blá blá blá. Relutei um pouco, mas me auto-excluí, por entender que não sou poeta. Quando muito, um poeteiro (ou palavra similar) bissexto. Por que estou escrevendo isso? Porque você deveria estar lá, principalmente para dar um upgrade de qualidade ao grupo (mais de dez mil membros). Aliás, você e a "J". Não sei como entra, mas fica a dica. SER interessar, mando o link do administrador.

    ResponderExcluir
  2. Vixe!!!! É muito membro. É membro a dar com o pau!
    Obrigado pelo elogio e pela indicação. Acredito que, às vezes, eu acerto, produzo coisas com alguma qualidade, acima da média que encontramos por aí (claro que temos que levar em conta que a média anda muito ruim, né), mas isso de participar de grupos, clubes, agremiações etc não é muito a minha praia, não tenho o menor espírito gregário. E imagine só o inferno que não é estar numa reunião de poetas, de seres que se julgam especiais, iluminados, à frente de seu tempo etc?
    De qualquer forma, ainda que não tenha intenção de participar do grupo, gostaria de dar uma olhada no que há nele publicado. Como faço?

    ResponderExcluir
  3. O endereço do administrador do grupo é https://www.facebook.com/josegcd. Mas imagino que esse seja um grupo totalmente disperso, mais que heterogêneo e qualitativamente desigual. Como não faço mais parte do grupo, não tenho acesso aos textos. O link do grupo é esse: https://www.facebook.com/groups/poemagitese/?fref=ts
    Mas, pensando bem, acho que não seria mesmo bom para você, pois (é impressão minha, ok?) é ou muito careta ou meio esquerdoide. Em todo caso, dê uma conferida.

    ResponderExcluir
  4. Ah, de muitos membros você gosta. Eu sei que gosta.

    ResponderExcluir