Mimetismos (26)

A pareidolia é um evento em que uma coisa aleatória e vaga acaba sendo percebida pelo indivíduo como algo distinto e com significado, ou seja, um fenômeno no qual pessoas reconhecem imagens que lhes são familiares em locais onde elas, simplesmente, não existem. A culpa é do cérebro, que é programado para procurar e reconhecer padrões que ou sejam prazerosos, ou favoreçam a sobrevivência, ou ponham a existência em risco.
São ocorrências de pareidolia, a exemplos, ver o cachorrinho de estimação da infância numa nuvem, ou o perfil da avó que nos fazia bolinhos de chuva; distinguir a face de Cristo, ou a imagem da Virgem Maria, num nó da madeira, na fumaça de um incêndio, numa mancha de mofo na parede; visualizar a silhueta do capeta, um fantasma, um monstro, uma assombração na sombra projetada por uma cortina esvoaçante, por um galho de uma árvore, por um gatinho que salta de um telhado a outro numa noite de lua cheia.
A grosso modo, pelas minhas observações, ora sóbrias, ora ébrias, mas, de qualquer forma, nunca confiáveis, são três as classes mais recorrentes de pareidolia. A que evoca recordações que nos são caras e preciosas, sobretudo as lembranças da infância - o bichinho de estimação, a vovó, os peitões da babá (eu já vi belos pares de peitos em nuvens); a de natureza místico-religiosa - a da cara do Cristo e/ou do manto sagrado da Virgem -, que parece ser a mais frequente e que podemos considerar uma dupla pareidolia, uma ilusão visual que dá ao seu observador a ilusão de que ele é uma espécie de ser abençoado, iluminado, afinal, muitos antes dele passaram por aquela vidraça trincada e não viram o claro rosto do Nazareno, ele se sente como se o próprio Cristo o tivesse escolhido para revelar-se na forma de uma mancha de óleo, de um nuggets mordido, nas pintas de uma banana nanica ou no cu de um cachorro; e, por fim, a que traduz nossos medos inconscientes e nossas paranoias - fantasmas, monstros e assombrações?
Não! Donald Trump!
Depois da eleição de Donald Trump a presidente dos EUA, os casos de pareidolia envolvendo o topete mais poderoso do planeta dispararam. Trump está prestes a desbancar o Cristo e a Virgem Maria, campeões absolutos na modalidade delírio coletivo.
A obsessão e o cagaço pela figura de Trump estão fazendo com que o chefe da Casa Branca esteja sendo visto nas situações mais inusitadas, ao redor de todo o planeta.
Donald Trump já foi visto na cara de um peixe, o blobfish, o peixe-bolha australiano,
Na cara de um outro peixe, o Cowfish, o peixe-vaca do Atlântico,
Nas cerdas venenosas da lagarta peluda peruana,
Na loura cabeleira de um nobre habitante do corn belt americano,
E, a minha preferida, no majestade faisão-dourado da Ásia.
Mimetismo pouco é bobagem!!! Donald Trump é de deixar qualquer camaleão roxo de inveja - roxo, vermelho, verde, amarelo, branco, bege, quadriculado...
Até agora, a única pareidolia que não ocorreu envolvendo Donald Trump foi ele ter sido visto e reconhecido na figura de um Presidente dos EUA.
Pããããããta que o pariu!!!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Texto super interessante, mas o final ficou espetacular.
    Voltando à tal pareidolia,quando eu era solteiro, cismei que na parede de tinta descascada onde minha cama ficava encostada havia um desenho de alguma coisa de que não consegui me lembrar. Eu via a imagem com tanta nitidez que não tive dúvida: risquei o contorno visualizado com caneta esferográfica. Coisa muito fina!

    ResponderExcluir
  2. Amado Mestre Azarão,
    É carnaval meu mestre! É chegada a hora de soltar a franga e mamar na rola. É a minha semana de redenção, onde para mim e minha patroa vale tudo. Inclusive homem com homem e mulher com mulher. Eu terei a presença do Renatão e ela da Lilian. u vou para Caldas Novas e ela para Campos do Jordão. Depois da putaria do carnaval nós voltamos, como se nada tivesse acontecido. E é isso meu mestre, a vida continua. Com o cu ardendo um pouco é verdade, mas sempre continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá com as preguinhas batendo palmas, né?
      Mas é isso aí,meu caro amigo ex-boiola, trato é trato, o que é combinado, não é caro.
      Mas por que não se reúnem vocês quatro em um só lugar, você, o Renatão, sua esposa e a Lilian?
      Ardendo, mas feliz, né?

      Excluir
    2. E o mestre, gostaria de participar da suruba?
      ex-boiola

      Excluir
  3. É, não funciona mais, não é?

    ResponderExcluir