Ferreira Gullar, a Sua Mais Completa Tradução.

Por esse sujeito, sim, o país deveria se quedar em luto. A carpir sua morte, nos inundar diuturnamente com Jornais Nacionais. Em respeito imortal, todos os lápis, canetas, máquinas de escrever, computadores e imaginações e vícios de poetas fazerem uma estrofe de silêncio.
Mas, afinal, quantos brasileiros já ouviram falar em Ferreira Gullar? Não. Ele não foi centroavante da seleção de 70. Nem artilheiro da Libertadores. Nem nunca foi técnico do Corinthians. Nunca jogou no "Barça". Então, para o brasileiro, não tem importância nenhuma. Tome um antiemético hoje e assista ao Fantástico. Duvido que escute sequer uma notinha sobre ele.
Ferreira Gullar foi poeta. Dos bons. Dos do caralho. E não morreu. Que poeta não morre. Só troca de editora. De planeta. Entra para a Mitologia. Que a ABL é para Paulos Coelhos e Josés Sarneys.
(1930 - 2016)

TRADUZIR-SE
(Ferreira Gullar)

Uma parte de mim
é todo mundo;
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta;
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente;
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem;
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?

Postar um comentário

8 Comentários

  1. A arte não existe para maltratar ninguém, ela existe porque a vida não basta.

    Até quando dava entrevista ele era poético. Olha que beleza (extraído de uma entrevista à Veja)
    Poesia não nasce pela vontade da gente, ela nasce do espanto
    Os mortos veem o mundo pelos olhos dos vivos.
    Não dá para escrever um poema sobre qualquer coisa.
    De vez em quando o não explicado se revela, e é isso que faz nascer a poesia.
    Só aquilo que não se sabe pode ser poesia.

    ResponderExcluir
  2. É meu caro Marreta, em condições como a nossa, já me surpreende o brasileiro se sensibilizar com tragédias como a do time da Chapecoense. Seria pedir demais que se preocupassem em prestar homenagens a quem realmente trouxe algo ao nosso País.
    É sempre pedir demais que pensem, que se comportem de forma a reconhecer méritos a quem de fato merece.
    É pedir muito.

    E com todo respeito, poemas e versos não são para quaisquer, são para quem vive, para quem sente algo, para quem se preocupa, mesmo quando não quer se preocupar.
    Poesia é para pessoas que querem mandar tudo pro caralho, mas, sem condições de fazê-lo, escrevem suas lastimas e glórias, deixando ao leitor o sabor de suas palavras.

    Ao Gullar, sim, tributos, afinal, merece-os.

    ResponderExcluir
  3. Você não vai escrever um texto sobre a tragédia com o avião da Chapecoense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tragédia? Que tragédia? Só no mesmo dia do acidente aéreo, um número maior de pessoas morreu em acidentes rodoviários pelas estradas do país. E nos dias seguintes, e nos seguintes...
      Por que tragédia? Só porque envolveu um time de futebol, o esporte que é o emblema máximo da ignorância nacional?
      Respeito muitíssimo e muito me condoo de cada drama e perda familiares, mas compactuar que a equipe seja alçada a heróis da nação, isso jamais.

      Excluir
    2. Marreta, como você é insensível

      Excluir
    3. Até parece loucura
      Não sei explicar
      É a verdade mais pura
      Eu não consigo amar
      Meu amor me desculpe
      Não quis te ferir
      Mas dizer a verdade
      É melhor que mentir

      Insensível, insensível,
      Você diz
      Impossível fazer você feliz
      Insensível,
      Insensível,
      Você diz
      Impossível
      Fazer você feliz

      Às vezes você esquece
      O que eu finjo esquecer
      Mas pra mim é difícil
      Não consigo entender

      Entre outras pessoas é tão natural
      Por que será que comigo
      Não pode ser igual
      Insensível, insensível,
      Você diz
      Impossível fazer você feliz
      Insensível,
      Insensível,
      Você diz
      Impossível
      Fazer você feliz

      Não fui eu,
      Não foi você quem escolheu
      Viver neste mundo
      Tão frio

      Insensível, insensível,
      Você diz
      Impossível fazer você feliz
      Insensível,
      Insensível,
      Você diz
      Impossível
      Fazer você feliz

      Às vezes você esquece
      O que eu finjo esquecer...

      Excluir