Professor Sandrão : Por uma Vereança Sóbria

Aberta, de novo, a temporada de caça ao eleitor! As eleições municipais estão aí! Recomeça a corrida pelo ouro das urnas! Todo mundo querendo uma boquinha, uma sinecura, uma teta pra mamar sem ter que se preocupar com a chifrada do boi. Me ajeita que eu te ajeito, é a ideologia vigente entre os candidatos, independente de partido
Carros de som já estão nas ruas esburacadas da malcuidada Ribeirão Preto a vomitar os toscos jingles dos candidatos a vereador; "santinhos" começam a entulhar as ruas, as praças, os para-brisas dos carros e as caixas de correios das residências; semianalfabetos desdentados e desempregados estão nas esquinas das principais avenidas a envergar as bandeiras dos partidos e dos candidatos, porta-bandeiras desse nosso eterno e triste carnaval de horrores.
E dá de tudo nas Olimpíadas pelo pódium da Câmara Municipal : velhas raposas de sempre, vendedores de bilhete da loteria federal, aposentados do INSS, ex-jogadores de futebol, socialites decadentes, lipoaspiradas, botocadas e falidas, donos de padaria, carteiros, garis, motoristas de ônibus, motoboys, travestis, pedagogas, assistentes sociais, o chinês da loja de R$ 1,99, o garçon da chopperia famosa, cantor de sertanejo universitário, pastores evangélicos, radialistas e apresentadores de programas vespertinos de TV etc etc etc. Só a elite da sociedade. Só a nata da ricota.
Mas essa eleição promete ser diferente, acena-nos com uma novidade. Um luminoso, ainda que cambaleante, raio de esperança desponta no seco e enfumaçado pelas queimadas de cana-de-açúcar horizonte de Ribeirão Preto.
É o Professor Sandrão. Conhecido também como o Sandrão da Luta, o Sandrão da Força, o Sandrão da Causa, entre outros vários epítetos, alcunhas e codinomes, sendo o mais notório, o Sandrão da Breja. Conheço Professor Sandrão desde as priscas eras, desde o tempo do Sarney, e muitas já entornei em sua companhia sempre animada e ilustrativa.
Professor Sandrão é professor de História e esquerdista juramentado; não obstante, é gente boa pra caralho, é boa-praça que só. Professor Sandrão fala sobre política, mas não faz catequese, não faz partidarismo. Professor Sandrão é de boa, é da paz; não quer brigar nem doutrinar ninguém, só quer passar o seu recado e tomar sua cervejinha no sossego.
Professor Sandrão é multitarefa, acumula atividades à de professor. É boêmio das antigas, estilo Nélson Gonçalves. É músico da melhor qualidade, conhece tudo do bom samba, de Adoniran a Nei Lopes, de Germano Matias a Hermínio Bello de Carvalho, personalidades que, à exceção de Adoniran, Sandrão já acompanhou com seu grupo Os Etanóis. 
Professor Sandrão esmerilha na percursão, é um virtuose da timba, seja lá o que isso for; reza a lenda - uma das muitas que o cercam - que Professor Sandrão já tocou até com a lendária Vitória-Régia, banda do não menos mitológico Tim Maia. 
Professor Sandrão é folião de antigos carnavais, defende o estandarte do bloco Os Alegrões, no carnaval de rua meio triste de Ribeirão - as águas vão rolar, garrafa cheia eu não quero ver sobrar, é o carro-chefe do bloco.
Professor Sandrão é bebe-quieto, é aquele cara que fica despercebido em seu cantinho, bebericando devagar e sempre a sua cervejinha num copo americano Nadir Figueiredo e, quando você se dá conta, acabou com o estoque do boteco.
Reza outra lenda que, em certa feita, Sandrão foi pescar com dois amigos em uma represa de Miguelópolis, cidade da região, mas não os acompanhou a bordo do barco alugado para que alcançassem águas mais profundas e piscosas. Professor Sandrão, modesto, preferiu ficar no barranco do rio, com sua varinha de bambu e a zelar pelo container de isopor com a provisão de cerveja estimada para os três dias de pescaria.
Os amigos passaram o dia no barco e, ao retornarem ao pôr-do-sol, contam que lá estava o Sandrão, no mesmo lugar, na mesma posição, sem ter fisgado um mero lambari - não devia ter saído dali nem pra mijar, não tinha trocado uma única minhoca do anzol. E o isopor, a cápsula de sobrevivência, é claro, vazio!
E, agora, Professor Sandrão promete fazer história na política da provinciana Ribeirão Preto, terra, até hoje, de disfarçados cabrestos e coronelismos, uma capitania hereditária legada pelos barões do café aos usineiros da cana-de-açúcar.
E, agora, Professor Sandrão é candidato a vereador. É o nº 50.000 do PSOL - 51.000 melhor se lhe adequaria.
A cereja do bolo de sua plataforma política é, claro, a Educação Pública, o seu pão de cada dia, o seu porto seguro. Professor Sandrão não é ingrato à sua ingrata profissão, não cospe no copo em que bebeu.
De chofre, Professor Sandrão propõe : "Salário de vereador igual ao de professor".
Cagou logo na entrada, Sandrão. Cagou. Que porra é essa, meu velho? Inverte isso, Sandrão, inverte isso! Salário do professor igual ao de vereador, isso sim! Para que tirar o doce da boca dos nobres edis e arrumar briga assim logo de cara? 
Estenda, simplesmente, as regalias dos vereadores também à classe professoral. Faça aprovar um projeto que estabeleça a isonomia salarial entre as classes políticas e a do magistério, afinal, produtividade por produtividade, produzimos, ambos, merda nenhuma. Zero. Também quero assessores! Assessoras, professoras assessoras gostosas e novinhas, cheias de vontade de aprender e servir ao velho, porém, não morto, mestre.
O Marreta apoia o Professor Sandrão! Em Ribeirão, vote no Professor Sandrão.
Ribeirão é 50.000! 
Professor Sandrão, por uma vereança sóbria!!!
Ajude o Sandrão a garantir o seu (o dele) litrão!!!

Postar um comentário

7 Comentários

  1. To admirado com sua mudança. Outro dia mesmo vomitava sua raiva sobre os partidos que pregam a igualdade de direitos(e o psol é um deles, considerado até ultra radical), e agora você faz campanha a favor. Vai entender. To achando que umas cervejinhas foram necessárias para essa mudança. Afinal, nesse país tudo tem um preço.

    ResponderExcluir
  2. É foda lidar com semiletrados! Sério que você não é capaz de reconhecer a ironia presente em cada linha do meu texto? Não consegue perceber que o texto, do começo ao fim, é uma crítica, é um deboche, a todas as pessoas que querem deixar a faina de suas profissões e arrumar uma boquinha?
    E quem disse que sou contra a igualdade de direitos? Todo mundo tem que ter os mesmos direitos e, sobretudo, os mesmos deveres. O que sou radicalmente contra é que alguns grupos se autodeclarem coitadinhos, excluídos e outras merdas para conseguirem privilégios. São privilégios que as tais minorias querem, querem ter de mão beijada o que a maioria tem que estudar e trabalhar muito para conseguir. Quer ter terra? Vá trabalhar, vagabundo! Quer ter teto? Vá trabalhar, vagabundo! Quer entrar na universidade pública? Vá estudar, vagabundo!

    ResponderExcluir
  3. Meu medo era alguém não ter entendido que a publicação não passava de pura ironia!
    Aliás, tem cada candidato esse ano...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meu caro, os nossos sonhos geralmente não se concretizam, já os nossos medos...
    Falando em candidatos escrotos, até o Fritz, daquele Espetinho do Fritz, na avenida Zerrener, se lançou à vereança.

    ResponderExcluir
  5. Alguns que já vi:

    ADRIANA JORGE DIABETES E VOCE, Guina do Consórcio, Zika, Alex da Querubim Brinquedos, Passarinho, Altamiro Tigrão, Cumpadre Mineiro, Minhoca, Ditão das Placas, Carlos Burro (fazendo campanha pela cidade toda), Du Tintas, Tio Fortuna... acho bom parar por aqui!
    Tem uma lista com todos: http://vereador2016.com/candidatos-a-vereador-2016/ribeirao-preto-sp/


    Esse da Fritz não tinha notado ainda.
    Serve para rir um pouco. E são muitos..

    ResponderExcluir
  6. Como vereador não é profissão, acredito que qualquer um de qualquer profissão possa se candidatar! Na minha opinião o que importa é o caráter e as propostas... Odeio qdo pessoas se acham no direito de menosprezar outras... E por isso que Ribeirão está do jeito que está! Sem querer entrei nessa página, nunca mais entrarei... Meu Deus, qta hipocrisia! Vai ver esses nossos vereadores atuais é que são bons...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que você é alguma bichona politicamente correta, ou qualquer outro que se considera uma minoria injustiçada, mais um querendo privilégios, leis que o coloquem acima dos outros.
      Nunca mais entrará aqui? Que o capeta o acompanhe, bichona louca.

      Excluir