Marchinhas do Azarão (II)

Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo, Braguinha, João de Barro, Haroldo Lobo, Noel Rosa... Exímios compositores de marchinhas carnavalescas, todos eles. Pilares, pedras fundamentais do cancioneiro de Momo. Verdadeiros obeliscos da trilha sonora dos antigos salões. 
Contudo, toda a solidez e relevância de suas figuras ruem, esmaecem frente ao nosso marcheiro-mor (ou marchista? Ou marchador?) : Ele, o homem do Baú, o Senor Abravanel, o Sílvio Santos.
Silvio Santos estreou nos carnavais com  Transplante Corinthiano - doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano... -, isso lá em 1968; na esteira do Transplante Corinthiano emendou sucessos nos carnavais seguintes com a hermética A Bruxa (1970) - Ai, a bruxa vem aí/E não vem sozinha/Vem na base do saci... -, até hoje não sei que porra é essa de "vem na base do saci"; Gigi (1977) - Gigi, eu chego lá/Me dá uma colher de chá/Deslumbrada/Boneca, eu sou teu fã/Eu te quero hoje/Não tem nada de amanhã"; mas alcançou seu auge, seu pináculo, em 1987, com a clássica A Pipa doVovô.
A Pipa do Vovô é, até hoje, a campeã de audiência nos Bailes da Saudade, nos carnavais da Velha Guarda, nos blocos da terceira idade. Apesar de fazer muita força, o vovô foi passado pra trás. Isso porque os autores da música, o casal Manoel Ferreira e Ruth Amaral, não conheceram o meu avô, o velho Pebim. O velho Pebim, segundo crônicas familiares, empinou a sua pipa até o dia de sua morte. Eu tenho a quem puxar!!!
A Pipa do Vovô 
(Manoel Ferreira/Ruth Amaral)
A pipa do vovô não sobe mais
A pipa do vovô não sobe mais
Apesar de fazer muita força
O vovô foi passado pra trás!

A pipa do vovô não sobe mais
A pipa do vovô não sobe mais
Apesar de fazer muita força
O vovô foi passado pra trás!

Ele tentou mais uma empinadinha
A pipa não deu nenhuma subidinha
Ele tentou mais uma empinadinha
A pipa não deu nenhuma subidinha

A pipa do vovô não sobe mais
A pipa do vovô não sobe mais
Apesar de fazer muita força
O vovô foi passado pra trás!

A pipa do vovô não sobe mais
A pipa do vovô não sobe mais
Apesar de fazer muita força
O vovô foi passado pra trás!

Para dar ouvir e dar uma força para a Pipa do Vovô, é só dar uma clicadinha aqui, no meu poderoso MARRETÃO. E claro, a Colombina gostosa.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Para não estragar o clima de seu terceiro post sobre marchinhas, vou utilizar este aqui. Eu sei que você é craque em marchinhas, etc. e tal, mas, se me permite, vou sugerir três músicas para você (re)escutar, cada uma com um enfoque diferente e criativo: "História do Brasil", de Lamartine Babo; "Máscara Negra" de Zé Keti; Aula de Inglês, de Toquinho e Vinícius. Essa última não foi feita para carnaval, mas tem toda a pegada e malícia das marchinhas mais famosas. Tenho quase 100% de certeza que a conhece. pelo sim, pelo não, aí vai o link de sua gravação pelas Frenéticas: https://www.youtube.com/watch?v=Te-bL9f5jNw

    ResponderExcluir
  2. Conheço História do Brasil e Máscara Negra, Aula de Inglês, vou lá agora, conferir.

    ResponderExcluir
  3. A sua pipa não sobe mais, por isso gosta tanto de marchinhas.
    Põe a do "Japonês da Federal" aí pra gente ouvir, e não essa velharia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nem imagino que excrescência seja isso, japonês da federal. E nem pretendo saber.

      Excluir
  4. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/12/04/japones-da-lava-jato-vira-tema-de-marchinha-de-carnaval.htm

    ResponderExcluir