Jesus Se Achegou ao Ouvido de Maria Madalena e Cantou : Eu Vou Tirar Você Desse Lugar...

O chamado Evangelho da Esposa de Jesus, encontrado em 2012, é um papiro cujas linhas, escritas no antigo idioma copta, vêm supostamente a provar que Cristo não era celibatário porra nenhuma, não era casto e cabação nem aqui nem lá em Nazaré. Que era macho das antigas (e bota das antigas nisso) e se fartava dos prazeres e das delícias da carne, fraca e impura.
Na verdade, o Evangelho da Esposa de Jesus nem chega a ser um papiro completo, é um pequeno fragmento de 4cm x 8cm, que, se por um lado, diminuto em dimensões físicas, por outro, grandioso e revolucionário em revelações e implicações doutrinárias. Neste fragmento, menor que uma carta de baralho, pode se ler bem ao centro, em negrito : “Jesus disse-lhes: ‘Minha esposa'"; "ela vai ser minha discípula"; e "eu moro com ela".
Na época, o Jornal do Vaticano emitiu uma nota, claro, negando a autenticidade do documento : " é falso, pois tem gramática pobre e origem incerta", disseram os Homens do Papa. Ah, o elitismo do alto clero católico! Ah, sua empáfia e soberba para com o resto da humanidade!
Vai que o papiro tenha sido escrito por um escriba de origem humilde, que tenha aprendido seus primeiros hieróglifos em escola pública de Mênfis sob o regime da progressão continuada, que tenha ingressado na UFVG (Universidade Federal do Vale de Gizé) via cota, Enem, Sisu etc, ou pior, que tenha se graduado à distância no ofício da Belas Letras na UniFaraó? A origem humilde e a má-formação acadêmica do escriba teriam, nesse caso, peso e relevância maiores do que a informação por ele grafada à posteridade?
Três anos após a sua descoberta, o Evangelho da Esposa de Jesus volta a ser objeto de polêmica. Exaustivas, criteriosas e minuciosas análises do papiro, realizadas por três equipes de cientistas - Harvard, Columbia e MIT (Massachussetts Institute of Technology) -, concluíram que o documento é autêntico!
“A composição química do papiro e os padrões de oxidação são consistentes com outros papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus com o Evangelho de João”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado na revista Harvard Theological Review.
Sim, autêntico no sentido de ter sido escrito na mesma época em que o Evangelho de João, mas e em relação à confiabilidade de seu conteúdo? Por que, ainda que contemporâneo a João, confeccionado com os mesmos materiais, com o mesmo tipo de tinta etc, ele tem que ser obrigatoriamente verdadeiro no que diz respeito à informação que traz?
Algum fofoqueiro da época não poderia muito bem tê-lo escrito? Jesus foi uma celebridade de seu tempo, Jesus Cristo Superstar. E se tal fragmento for uma página remanescente de um antigo papiro semanal de fofocas, uma espécie de Contigo ou de Ana Maria da Editora Nilo Cultural? Um papiro sensacionalista que vivia de escarafunchar a intimidade dos famosos? E se o autor do Evangelho da Esposa de Jesus foi um Nelson Rubens da antiguidade?
Mesmo nos meios científicos há certas desconfianças em relação ao trabalho dos três grandes centros universitários. O egiptologista Leo Depudydt, da Brown University, um dos mais renomados do mundo, afirma que os erros gramaticais do copta e o uso de negrito nas palavras “minha esposa” - como se houvera o propósito de chamar a atenção para esse trecho em específico - mostram que se trata de um documento falso. Além disso, a fonte do papiro é desconhecida, ele chegou às mãos dos pesquisadores por um anônimo que o encontrou numa coleção de papiros escritos em grego e copta. Mais : por que, do papiro inteiro, sobreviveu apenas e justamente esse fragmento, o que diz da esposa de Jesus? Quando a esmola é muita, até o Cristo desconfia.
Ah, sim! Ia me esquecendo. A dita esposa de Jesus é, obviamente, Maria Madalena, prostituta regenerada, uma madalena arrependida de então.
O que faz todo o sentido. Pelo que se sabe, Jesus trabalhou por um tempo com seu pai, José, que estava a lhe ensinar o ofício de carpinteiro. Quando Jesus viu que o trabalho era pesado, sumiu no mundo e só voltou quando tinha 33 anos, e voltou meio como um hippie, um riponga cheio dos guéri-gueris e das filosofias, dessas coisas do Oriente, romances astrais. Jesus era um tremendo dum bon vivant, um baita dum 171, vivia com sua galera na maior pândega, a comer e beber pelas tavernas da Galileia. Como não trabalhava e, portanto, nunca tinha um puto no bolso, Jesus saldava suas despesas só na lábia, só no gogó, pagava a "dolorosa" com suas parábolas, com suas historinhas pra boi dormir. E depois que o sujeito enche a cara e conta umas vantagens pros amigos, ele vai atrás do quê? De buceta, claro. Não seria de se espantar que Jesus, além de frequentador dos botecos da época, fosse também presença assídua nos bordéis e nos zonões. Jesus bem pode ter sido uma espécie de Odair José dos puteiros da Judeia e da Galileia. E em uma dessas visitas, num dia em que se encontrava mais frágil e emotivo, achegou-se ao ouvido de Maria Madalena e lascou : eu vou tirar você desse lugar, eu vou levar você pra ficar comigo, e não me interessa o que os outros vão pensar...
O que faz todo o sentido. Salva por Jesus de um apedrejamento e desprovida de um único talento (moeda da época) que fosse nas dobras da túnica, Maria Madalena pagou a seu benfeitor com o único talento que deus lhe dera, com a única moeda que tinha e conhecia, com a moeda mais forte da história da humanidade, com a moeda que, entra século, sai século, nunca desvaloriza, nunca perde seu valor inerente e venal e tampouco está sujeita à lei da oferta e da procura : a buceta!
Harvard, Columbia e MIT para lá, Vaticano para cá, egiptologistas para acolá, e eu, o Azarão, em verdade vos digo : Jesus Cristo nunca foi casado. E nem poderia. Ele não existiu, porra!!!! É só um mito, um apanhado, um amálgama de outros mitos mais antigos que ele, Krishna entre vários. O cara não foi um homem real.
O dabate sobre a possibilidade de Jesus ter sido ou não casado me lembra muito de outra controvérsia envolvendo dois outros personagens fictícios; discussão que, embora bem mais recente que a de Cristo, dá ares de se tornar também secular, eterna : Batman e Robin, seriam eles gays, bichonas enrustidas?
Eis o papiro, leia e tire suas próprias conclusões.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Caraca, morri de rir com essa taxa cambial e toda essa história do filho pródigo de José, Odair Jose, claro, né rsrs.
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a correlação não foi por acaso. Odair José, em 1977, lançou a ópera-rock O Filho de José e Maria, LP onde, entre outras coisas, dizia que José e Maria não eram casados de fato e que Jesus tinha inclinações homossexuais. O LP, óbvio, foi um fracasso de vendas e Odair José foi ameaçado de excomunhão por um bispo da igreja católica.
      Se quiser baixar o disco, vale a pena :
      https://mega.nz/#!C59hiQKZ!V_CdEb6g3pqDF8Fd0RfS1kbS9dgzVGbnjI7VAvdMSNU

      Excluir
    2. Escutei uma vez algo a respeito, mas nunca procurei e nunca soube por que ou como o Odair passou a ser famigerado. Obrigada pela dica, se causou tanto o LP deve ter algo que valha a pena. ;)
      "J"

      Excluir
  2. PARABÉNS PELA MANCHETE, MARRETÃO!!! ALÉM DA CRIATIVIDADE, UMA PRESENÇA DE ESPÍRITO ESPETACULAR. TUDO ISSO, SEM TIRAR OS MÉRITOS DO TEXTO, CLARO!!!

    ResponderExcluir