Pequeno Conto Noturno (49)

Cerca de uma hora após o telefonema de Virna, Rubens chega à velha loja de conveniência 24 h e a vê já sentada, a esperar no deque contíguo, de costas para a loja, com um capuccino e tabletes de chocolate a lhe servir por companhia. Rubens não vai direto até Virna, entra na loja, pega uma lata da cerveja mais barata e gelada que consegue encontrar.
- Demorou... - diz Virna.
- Você me conhece, venho a pé, devagar, um contemplador da noite, do universo.
- Sei... ainda sem carro?
- Sem carro nem carteira de habilitação.
- Sem lenço nem documento...
- Aí estão duas coisas que nunca carreguei.
- Estranhou eu ter te ligado agora, depois de quatro ou cinco anos? - pergunta Virna
- Acho estranho você não me ligar sempre, o antinatural, para mim, é não nos falarmos. E são quase 6 anos, na verdade.
- Achei que talvez você não viesse.
- E alguma vez não acorri a um chamado seu, alguma vez não respondi ao seu bat-sinal lançado aos céus?
- Bom, teve aquela vez naquele bar de rock, o Arquivo X, lembra dele?, uma certa pessoa disse que chegaria de madrugada e depois saiu-se com uma história de que não acordara com o despertador, teve também aquela ocasião naquele sarau, ainda...
- Tá bom, tá bom. Você sabe mesmo como estragar uma boa frase de efeito.
- Uma boa frase? Boa? Clichezão de conquistador barato, meu caro. Acho que sua noção de qualidade foi seriamente afetada nesse tempo todo sem me ver.
- Longe do seu domínio, eu vou de mal a pior?
Riem. Virna acaba seu cappucino e Rubens, sua primeira lata.
- Deve ser culpa dessas vagabundas, dessas desclassificadas com quem você se relaciona.
Rubens vai à loja. Mais um capuccino para Virna, e duas cervejas para si.
- Te liguei - começa Virna - porque fiquei sabendo que está sozinho, livrou-se de mais uma de suas biscates.
- Isso foi há dois dias. As notícias continuam correndo rápido na província.
Silêncio. Virna leva um pequeno quadrado de chocolate à boca, sorve um pequeno gole de café, aspira seus vapores. Rubens dá uma sonora talagada em sua cerveja, reduz a lata pela metade.
- Mas você - Rubens limpando a espuma do lábio superior -, até a última notícia que tenho em mãos, continua casada, certo?
- Hoje ele tá viajando... e pensei que ele não se oporia em eu tomar um café com um velho amigo.
- Ligou pra ele perguntando? Ligou, não, né, que hoje ninguém mais liga pra ninguém, enviam mensagens, whatsapp, mandou um whatsapp pra ele?
- Vou mandar um whatsapp é pro seu cu!!!
- Melhor que um "torpedo"...
Riem, de novo. Rubens acaba com a lata. Põe a mão em cima da de Virna.
- É sempre assim, né, Virna?
- É...
- Houve vezes em que você estava livre...
- ... e você não podia, Rubens.
- Outras em que eu estava livre...
- ... e que eu não podia, como agora.
- Houve até ocasiões em que nós dois não podíamos.
- Mas nunca uma vez em que nós dois estivéssemos desismpedidos, não é?
- Nunca, Virna, nunca.
- E ainda assim...
- E ainda assim, a primeira coisa que lhe disse ao telefone, quando reconheci imediatamente sua voz, foi, eu te amo, Virna.
- E como tanta certeza?
Virna acaba com o café e Rubens, com a outra lata de cerveja.
- Como tanta certeza, Rubens? Nunca houve nada entre nós na verdade. Nunca tivemos nada. E não me venha com outro clichê como explicação.
- Bom, se quer ineditismo, vou precisar de mais um tempo. E de mais umas latas.
- Filho da puta.
Rubens sai e volta. Mais um café, mais duas latas de cerveja.
- Me diz, como tanta certeza, Rubens?
- Se nunca tivemos nada, né?
- É.
- É que eu nunca não tive com alguém o que eu nunca não tive com você.
Agora é Virna quem leva sua mão à de Rubens.
- Rubens...
- Fala.
- Traz uma cerveja pra mim?
- A de sempre?
- A de sempre.
O de sempre, pensam os dois.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. "- É que eu nunca não tive com alguém o que eu nunca não tive com você."

    Sniff
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá aí zuando, dando uma de difícil, mas sei que gostou!
      Quanto ao texto que me mandou, gostei muito, em breve comento com você. Quer dizer que agora eu virei "muso"?

      Excluir
    2. E quem disse q eu to zuando???! Tá vendo a injustiça, ninguém me leva a sério. Eu gostei e mto (podia até dizer q é impossível não se identificar).
      PS: Sobre vc ser "muso", aposto que gostou!!! Digo mais, não deve ser só meu Rsrs. E só pra constar, eu não sou pra qlqr bico ;*
      "J"

      Excluir
    3. Claro que gostei. Quanto a isso de não ser pra qualquer bico, minha vasta e nem sempre feliz experiência me mostrou que, depois de molharmos bem o bico, ficamos sendo, sim, pra qualquer bico;

      Excluir
    4. Touché. Como discutir com a experiência.
      "J"

      Excluir
  2. Excelente meu velho, excelente!! Leitinho.

    ResponderExcluir
  3. Só isso já justifica aquela gelada...rsrs. Os netos do Bepim...Leitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Netos do Bepim... Um belo e sonoro nome, quem sabe para um conjunto de blues, ou talvez para um tentáculo da máfia calabresa.
      E vamos marcar logo a porra dessa gelada!!!!

      Excluir
  4. Marreta não é só seu muso não Dona J. É meu também, que homem do tipo clássico da palavra tá difícil, e letrado então nem se fala...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Invadiram meu e-mail? Onde viu isso? Não me lembro de ter comentado nada sobre em meus textos.

      Excluir