O Último dos Provocadores

Antônio Abajamra era formado em jornalismo e filosofia. 
Foi diretor e ator de teatro e cinema.
Era mal-humorado. 
Pessimista. 
Não tinha nenhuma esperança na humanidade. Nem em si mesmo.
Era crítico e ensaísta.
Entrevistador que não gostava de ser entrevistado.
Um provocador, um dos únicos que a TV brasileira teve em toda a sua história. Abu, como era conhecido no meio, levava as mais inusitadas, bizarras e controversas figuras ao seu programa "Provocações", transmitido pela TV Cultura. E não tinha predileção por nenhum de seus entrevistados, tampouco lhes aliviava a barra ou lhes fazia concessões. Punha a todos em sinucas de bico, acuados, encalacracados por suas perguntas e observações contundentes e demolidoras. Abu tinha estofo e cultura para deixar qualquer um numa puta de uma saia justa. Sim, porque um provocador tem que ter estofo, senão não é um provocador, é apenas um encrenqueiro.
Um gênio, segundo os do meio.
Mas Antônio Abujamra foi muito mais que tudo isso. O ranzinza Abu foi nada mais nada menos que o meu declamador maior. Sim, Abujamra foi o declamador-mor dos poemas do Azarão.
Ao fim de cada "Provocações", depois de encerrar a entrevista e se despedir do convidado da semana, Abujamra fechava o programa com a leitura de um poema. E só tinha autores "ruins". Abujamra lia Manuel Bandeira, Álvaro de Campos, Bertolt Brecht e outros que tais. E não é que em um belo dia, minha esposa chegou para mim e perguntou se eu sabia que o Abujamra tinha lido um poema meu no encerramento de seu programa?
Claro que eu não sabia. Fui lá no site da TV Cultura e dei de cara com Abujamra interpretando o meu "Criador de Gatos", com meu nome aparecendo na forma de legendas ao canto do vídeo e tudo.
Fiquei, é claro, envaidecido, lisonjeado pra caralho. Se eu ainda tivesse algum resquício de ego, ele teria se inflado mais que peito de atriz pornô americana. Fiquei envaidecido, porém, não totalmente satisfeito com o velho Abu. Abujamra não declamou meu poema na íntegra. Cortou-lhe versos e ainda mudou seu final, justamente o final que justificava o título do poema. Não sei se ele fez isso propositalmente, por pura provocação, ou se ele recebeu o poema mal redigido por quem o enviou ao site da TV Cultura; aliás, até hoje não sei como o poema foi parar por lá.
De qualquer forma, fui lido por Abujamra. E isso não é para qualquer um. Pãããããta que o pariu, se não é !!!
Para assistirem ao vídeo do Abu a declamar Azarão, entrem no site da TV Cultura : 
https://www.youtube.com/watch?v=8LpPNjdJh58 
Para lerem o poema na íntegra, entrem aqui mesmo, no Marreta :
Antônio Abujamra faleceu na madrugada de hoje, aos 82 anos, de infarto do miocárdio. Morreu dormindo. 
Dá cá um abraço, velho Abu, que é a única coisa falsa nessa postagem.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Dá tristeza ver partir tantos dos bons. Se dá.

    ResponderExcluir
  2. Marreta, você afugentou a ''J''? Ela sempre comentava e agora nem rastro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá entender as mulheres e suas inconstâncias... enjoam-se de suas roupas ainda novas, de seus sapatos praticamente sem uso, de seus blogs etc etc

      Excluir
  3. (risos) Que bom que alguém sente minha falta. Eu só me lembrei de Detalhes do Roberto. Qnd sentirem saudades minhas podem ouvir Gatinha Manhosa na voz da Adriana Calcanhotto, é tão eu.
    PS: e eu ainda comento bastante.
    "J"

    ResponderExcluir