A Marreta do Ed Motta

O brasileiro é desaculturado, ignorante, semianalfabeto de pai, mãe e demais ramos da árvore genealógica. E o pior : gosta de sê-lo, tem orgulho de ser chucro. Se as chances dadas ao brasileiro de minimamente se instruir são menores ou maiores que as dadas em outros países mais ou menos desenvolvidos, é outra história, é uma outra questão (só para pensarem um pouco no caso, o último ranking da Educação divulgado pela Unesco traz o Brasil em penúltimo lugar da América do Sul; "ganhamos" só do Suriname). Mas que as oportunidades lhes são proporcionadas, isso são. E ele as rejeita com todas as suas anêmicas forças, rechaça-as com todo seu orgulho amarelo de Jeca Tatu.
Repito : o brasileiro tem orgulho de ser burro, de dizer que ler é chato (lembram de quando o Lula disse isso, e ele não é a nossa mais popular e representativa liderança, saída inegavelmente do povão?), brasileiro acha bonito falar errado, acha uma maravilha dizer "é nóis na fita", de pedir dois "pãozinho" na padaria, de pedir "trezentas" gramas de "mortandela". Eu mesmo já fui "corrigido" algumas vezes pelo rapaz do balcão de frios de um mercado próximo à minha casa; não foram poucas as vezes em que ele, após eu ter pedido lá uns duzentos gramas de muçarela, veio em meu socorro gramatical : duzentas gramas, né? Duzentos, eu reforçava. Resignado, afinal, o freguês sempre tem razão, ele pesava a muçarela e me entregava. Agora, já faz tempo que não me corrige, acho que desistiu de mim, mas tenho certeza de que sempre que me atende, pensa em seu íntimo : ece num tem geito, a burrisse é muinto grande.
Vai disso tudo que, no Brasil, o sujeito com um mínimo de estofo, com um pingo de ilustração e refinamento é visto e taxado de chato, arrogante, prepotente, soberbo. No Brasil, exibir qualquer laivo de conhecimento é considerado desrespeito, insolência. O "herege" é condenado sumariamente pela opinião pública à Santa Fogueira da Inquisição dos Idiotas.
Que o diga o cantor e compositor Ed Motta, vitimado mais uma vez pelo ódio dos idiotas, envolvido em uma polêmica das mais rídiculas, própria mesmo de um povo que não tem o que fazer, em decorrência de uma simples declaração, de um aviso dado aos possíveis espectadores de sua mais nova turnê pela Europa. Ed Motta quis prestar um favor duplo - a si mesmo e ao público - e emitiu um aviso sobre o conteúdo do show, para que desavisados não comprassem gato por lebre. Um aviso, e esse foi o grande "pecado" de Ed Motta, repleto de verdades sobre o show e, sobretudo, sobre o brasileiro, seu caráter e comportamento.
Mas antes vejamos, Ed Motta é mesmo chato em seu virtuosismo jazzístico, ininteligível em seus malabarismos e improvisos vocais? Eu até acho. E confesso que o sobrinho de Tim Maia não figura entre meus preferidos, mas tenho plena consciência de que, no mais das vezes, o que nos parece chato e ininteligível nada mais é que algo mostrado em linguagem que nos é estranha, cujos códigos não dominamos.
Machado de Assis foi/é genial, correto? Nosso escritor-mor. Pois dê um livro de Machado a um desses adolescentes informatizados de hoje, a um desses idiotas conectados as 24 h do dia a aparelho eletrônicos, com fios ligados até no cu, protótipos de ciborgues acéfalos. Ele achará Machado de uma chatice só, não passará do primeiro capítulo. A linguagem lhe é estranha.
Não estou a dizer que Ed Motta é o Machado de Assis da MPB, nada disso, mas o cara, convenhamos, não é nenhum picareta ao estilo Paulo Coelho, Ed Motta entende do riscado. Será que se eu fosse minimamente letrado em música, suas composições não me seriam muito mais agradáveis? Com certeza, sim. Sou analfabeto em música, digo isso sem nenhum orgulho, com grande pesar, na verdade, mas meus ouvidos são incapazes de diferenciar uma nota si de uma dó. O tio de Ed Motta, Tim Maia, possuía o lendário ouvido absoluto, não sei Ed Motta também o tem, mas se não, deve estar bem perto de tal. Já eu, tenho o ouvido Zero Absoluto.
Noutra feita, Ed Motta foi malhado feito Judas porque disse que não sentiria a menor falta do Brasil : "Não tenho nenhuma identificação com o Brasil. Não gosto de futebol, não como feijoada, não tomo cerveja nacional. E odeio Copa do Mundo." Porra, eu também não tenho nenhuma das preferências pelas quais o brasileiro gosta de se reconhecer e, pior, de ser reconhecido. Qual o problema de dizer isso? Dizer que não gosta de Copa do Mundo é ser prepotente e arrogante? Reparem que ele nem diz que futebol e Copa do Mundo sejam ruins, que sejam esporte e evento para idiotas, eu estou a dizer, mas ele não disse, só disse que não gosta. O problema não está em Ed Motta, o problema está é na cabeça desocupada do cara que esporra no sofá quando o Neymar faz um gol e se sente ofendido quando alguém diz que não partilha de mesma tara. Ed Motta não toma cerveja nacional, prefere as holandesas e as pode comprar. Sorte dele. Quereria eu. Acontece que uma garrafa de uma boa holandesa tem o valor de um mês da minha bavarinha de todos os dias. Só por isso, vou ficar puto com o cara? Só porque o brasileiro acha que cerveja boa é a Skol, não tem requinte tampouco grana para apreciar uma autêntica De Molen Stout & Hop, Ed Motta teria que dizer que a cerveja nacional é a melhor do mundo, como o brasileiro ainda pensa que o é no futebol? Só para poupar o vazio orgulho tupiniquim?
Ainda em outra ocasião, Ed Motta desancou a tão propalada beleza brasileira : "Estou em Curitiba, lugar civilizado, graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim porque ooo povo feio o brasileiro, (risos). Em avião, dá vontade chorar (risos). Mas chega no Sul ou SP gente bonita compondo o ambiance (risos)."
De novo, o pecado de Ed Motta foi apenas relatar a realidade. O próprio Ed Motta é um mal-acabado, assim como esse que vos fala, mas só porque também somos feios, devemos dizer que o povão é bonito, ou, pior, não devemos reconhecer e elogiar a verdadeira beleza? Moro em uma cidade de 600 mil habitantes e sempre que tenho que ir ao calçadão do velho centro me deparo com um verdadeiro circo de horrores, do qual, às vistas de muitos, posso também muito bem fazer parte. Só porque eu mal sei desenhar aquela casinha com chaminé que a tia do primário ensinou, não posso dizer que bonito é um Di Cavalcanti ou um Portinari? De novo, não estou a afirmar que Ed Motta seja o Portinari da MPB, nada disso, mas o cara, convenhamos, não é nenhum embusteiro a la Romero Brito. Afetação e pedantismo de Ed Motta, ele ter uma preferência estética que não corresponde aos 90% da população nacional?
E, enfim, o atual embróglio em que meteram Ed Motta, a ponto dele ter que viajar de carro para os seus shows ao invés de avião, para evitar contato com o povo e não ser hostilizado pessoalmente como o foi nas redes sociais. Eis a polêmica declaração de Ed Motta. Desafio você a achar uma inverdade em suas linhas.

"Conforme venho avisando aqui nos últimos três anos, eu agradeço e fico honrado em ser prestigiado pela comunidade brasileira, mas é importante frisar, não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show. Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal, então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de 'brasuca' berrando 'Manuel' porque não tem, e muito menos gritar 'fala português Ed'. O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês. A divulgação da gravadora, dos promotores é maciça no mundo Europeu, e não na comunidade brasileira. Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time. Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica, esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional. Que desagradável ter que toda vez dar explicações, e ter que escrever esse texto infame".

Certíssimo, Ed Motta. Brasileiro é assim mesmo. Sempre que se reúne, seja aqui ou em qualquer outro lugar, é para armar a tenda do circo, é para fazer bagunça, zueira. Brasileiro não vai a um show para ouvir e apreciar, vai para "agitar com a galera".
Ed Motta foi achincalhado nas nefandas redes sociais e respondeu a cada ofensa. Essa aí abaixo, eu achei genial. 

A internauta provoca : "Ed, vai embora. Escolhe um país bacana da Europa e vai morar lá. Aguardo informações sobre o preconceito que você vai sofrer... Mas ah, isso vai servir pra você ser um pouco mais humilde".
Ed Motta retruca magistralmente : "sempre sofri preconceito em vários lugares do mundo, na Alemanha então o pau come. Eu vou lá, faço o que tenho que fazer e acabou. Quando morei nos USA sofria direto, mas não sou coitadinho nem vitimista, e o mais importante, não estou procurando novos amigos, não tenho essas carências que o povo latino tem no mil. Quem gosta de ler, ver filmes, tocar, compor, estudar, não está preocupado com isso, o foco é outro".

O brasileiro é assim mesmo, diz que todas as constatações feitas por outrem de suas deficiências são preconceitos, prefere se fazer de coitadinho ao invés de estudar, de trabalhar duro para se aprimorar. Achei o máximo ele dizer que não está procurando por novos amigos, não está a fazer música para ser adorado, para resolver suas carências. Quem se garante, como é o caso de Ed Motta, não está nem aí para a opinião alheia. Mas para se garantir, o cara tem que ter cultura, estofo, refinamento. Tem que trabalhar duro, o que per si já é ofensa à maioria dos brasileiros. 
Camiseta de jogador de futebol, relógio branco e a gritar o nome de time? Só isso? Ou Ed Motta tem mais sorte do que julga ter, ou se esqueceu de dizer do boné de aba reta virado ao contrário na cabeça, dos correntões ostentações, das bermudas a cair pela bunda e a mostrar o rego e, o pior, do povão se aglomerando em torno do artista para tirar uma selfie com ele. Fico a imaginar a cara de desgosto, de desalento de Ed Motta, fazendo um show em Frankfurt ou em Oslo e os brasucas, vestidos como se estivessem em uma festa de peão, pedindo que ele tire selfies com eles, abraçados, rindo, todos de pescoços tortos para caberem na foto. E com pau de selfie. Pããããta que o pariu!!!
Ed Motta, o Marreta do Azarão é solidário às suas angústias, dá-lhe o maior apoio.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O Ed Motta é um cara com problemas, a verdade é essa. É aquele cara sem amigos e sem reconhecimento que prefere acreditar que é muito diferente da média (e pode até ser) porque lhe é melhor para o ego. É aquele cara que fica trancado no quarto se achando o conhecedor das verdades absolutas do mundo. Ele cagou no pau falando essas merdas aí, como artista isso o distanciou muito do seu público. Não é novidade pra ninguém que o brasileiro é chucro e adora um estardalhaço, mas deve tá sobrando dilma na conta pra sair falando o que ele falou.

    ResponderExcluir
  2. Marreta,
    Excelente seu tijolaço! Eu não falo inglês, mas adoraria saber. Idem, alemão, italiano e todas as línguas cultas, ou melhor, oriundas de onde a Cultura é valorizada e respeitada. Há muito tempo, só vou a show de música se tiver lugar numerado e reservado. Não aguento os manés que cantam junto com o artista. desafinado por desafinado, basta eu. Concordo com tudo o que você disse, concordo com tudo o que ele disse. Para finalizar e deixar bem clara a minha visão: não sabia que eu era "irmão" do Ed Motta!

    ResponderExcluir