Losango de Merkel (Ou : a Força da Buceta Contra o Dedo Médio da Maldade)

Durante um discurso, a questão do que fazer com as mãos é sempre um problema. Menos para os italianos, é claro, que ficariam mudos sem elas.
Angela Merkel, porém, é alemã, e arrumou uma maneira de deixar suas mãos comportadas e discretas durante seus pronunciamentos públicos : as une pelas pontas dos polegares, voltados para cima, e pelas dos dedos indicadores, direcionados para baixo, a formar um losango, o qual faz descansar sobre a região do abdome.
A forma geométrica tornou-se a marca registrada da chanceler alemã, ficou conhecida como o Losango de Merkel, ou, do bom alemão, Merkel-Raute, e agora vem sendo usada como símbolo de sua candidatura : os publicitários de sua campanha fizeram erguer um outdoor de 2.400 metros quadrados em Berlim no qual o "losango" aparece ao lado da inscrição "O futuro da Alemanha em boas mãos".
A própria chanceler nunca lhe atribuiu nenhum significado, até porque não existe nenhum, foi tão somente isso, uma forma de manter as mãos quietas durante suas falas.
Contudo, uma vez símbolo de sua campanha, algum significado precisa ser lhe conferido. Já dizem que ele significa união, coesão, coerência, simetria etc.
Não sei por lá, em terras de Adolfinho, mas por cá nessas plagas, o tal losango feito com polegares e indicadores representa a xana, a xavasca, a famosa buceta. O losango de Merkel representa o poder da xavasca! É uma alegoria ao imbatível poder da buceta!
E acho que por lá também deve ser. Tanto que Peer Steinbrück, o opositor de Merkel nas eleições, para rivalizar com o losango da chanceler, também já lançou seu gesto : o seu dedo médio em riste.
Em uma entrevista, um repórter perguntou o que Steinbrück tinha a dizer sobre os diversos apelidos com os quais os meios de comunicação se referem a ele. Em resposta, ele mostrou o dedo médio ereto.
Percebendo o potencial do duplo sentido dos gestos dos candidatos, a empresa Tengelmann publicou, no jornal econômico Handelsblatt, um modelo fictício da cédula eleitoral das eleições que ocorrerão amanhã, domingo, 22/09, na Alemanha.
É a boa e velha guerra dos sexos!  É a eterna luta da Perseguida contra o Falo da Maldade!
Na cédula, a xavasca teve a preferência do voto. Teria a minha predileção, também. Não a da Merkel, claro, mas a xavasca de um modo geral, como única opção ao "outro" candidato.

Postar um comentário

3 Comentários