Cueca do Pau Oco

Uma das figuras mais emblemáticas da cultura e do folclore nacionais surgiu no Ciclo do Ouro, ou Ciclo da Mineração, que teve como cenário os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás e cujo apogeu deu-se entre os finais dos séculos XVII e XVIII : o santo do pau oco.
O nome é autoexplicativo. Imagens de santos eram entalhadas em troncos ocos e, em seus interiores, eram escondidos e contrabandeados ouro e pedras preciosas. Foi uma maneira encontrada pelos mineradores para sonegarem os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa.
Havia o Quinto, que determinava que 20% da produção bruta fossem derretidos pelas Casas de Fundição e enviados a Portugal. Além do Quinto, também a derrama, que exigia o envio anual de 1500 kg de ouro para Portugal. Para burlar a vigilância das Casas de Fundição, o que fosse possível era escondido no interior dos santos de paus ocos.
No nosso vernáculo, o santo do pau oco virou uma expressão para designar uma pessoa que se esconde por trás de uma falsa imagem.
Em 2005, a canalhada do PT deu uma nova dimensão à prática do pau-oquismo. José Adalberto Vieira da Silva, então assessor do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT), foi detido no aeroporto de Congonhas (SP) com 100 mil reais na cueca. E mais 200 e tantos mil numa mala. É a cueca do pau oco. Detalhe : José Nobre Guimarães é irmão de José Genoíno, um dos condenados do mensalão.
Como o cara fez para colocar 100 mil reais dentro da cueca? Por baixo, se todo o montante fosse composto de notas de 100 reais, eram mil  notas. No mínimo, o assessor colou o pau para trás com emplastro Sabiá.
E o PT fez escola. Depois disso, várias outras apreensões de dinheiro sujo foram feitas em cuecas do pau oco. A mais recente em maio desse ano, de novo gente relacionada ao PT, 465 mil reais escondidos na cueca e nas meias.
E o PT não fez escola somente no Brasil. Pelo visto, o uso da cueca para esconder contrabando caiu nas graças da bandidagem do mundo inteiro.
Dois homens, que estavam em trânsito de Bangkok para Dubai, foram detidos em uma escala no aeroporto Indira Gandhi, em Nova Déli, capital da Índia. Eles traziam dois lóris - primatas de cerca de 25 cm de comprimento e olhos grandes, típicos da Índia e do Sri Lanka - escondidos em suas cuecas.
Os animais foram detectados por um dos guardas do aeroporto durante uma revista aos passageiros antes do voo. O guarda percebeu que algo se movia dentro da calça do passageiro.
Acho até que o guarda deve ter perguntado : - Isso dentro da sua cueca, é um primata?
O contrabandista teria respondido : - Não, eu só fiquei feliz em ver o senhor.
Mas não colou. Os dois homens já estão no xilindró.
Em alguns lugares, como na Indonésia, o lóris foi tornado em animal de estimação exótico. Para que o animal seja "domesticado", os caçadores tiram seus dentes, já que ele solta substâncias tóxicas em sua mordida. Isso faz com que o lóris não possa voltar ao seu ambiente natural.
Um macaco de 25 centímetros na cueca.... Pããããta que o pariu. Numa dessa, não tem jeito, o pau do sujeito tem que estar preso com emplastro Sabiá, ou entortado para trás e enfiado no cu. 
São os políticos brasileiros exportando conhecimento e tecnologia. É de dar orgulho!
Mas justiça seja feita. Se os petistas são os criadores da cueca do pau oco, os precursores do tráfico de animais silvestres em roupas íntimas foram os portugueses Manuel e sua esposa Maria.
Em viagem ao Brasil, Manuel se encantou por um gambá e encasquetou de levá-lo a Portugal. Para escapar dos agentes da alfândega, Manuel mandou que Maria, sempre trajada com aquelas saias rodadas típicas da vestimenta lusitana, enfiasse o gambá dentro de suas calcinhas.
Maria perguntou : - Mas Manuel, e o cheiro?
Manuel respondeu : - O gambá que se foda, ó pá.
Os animais foram entregues à entidade de proteção dos animais People for Animals. Eles estão sendo tratados em um hospital veterinário.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Grande marretada!! Lendo essa lembrei de um santo do pau oco nacional. Renato "Didi Mocó" Aragão. E falando no cearense cabeçudo, lembrei do melhor de todos os trapalhões, o ilustre e boêmio Mussum. E ai, postei um vídeo do youtube, um dos mais engraçados do Mussum, na sua postagem do dia 06/08/2013 "Biritis, A cerveja do Mussum" Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Renato Aragão é um verdadeiro santo do pau oco.
      Eu já conhecia esse quadro do Mussum com o Macalé, da Pindureta. É sensacional.
      Abraço.

      Excluir