Rei Na Barriga

O brasileiro odeia a democracia. Dá-se ares de aristocrata, quer e exige tratamento de fidalgo. Quer ser tratado com distinção e privilégios. Haja vista os inúmeros Estatutos em nossa Constituição a conceder regalias a certos segmentos da população, certos segmentos que se dizem perseguidos. No Brasil, ser tratado como um igual, como qualquer um, que é o que somos, quaisquer uns, é perseguição. Para o brasileiro, democracia é preconceito, é discriminação. O brasileiro quer honrarias de nobreza.
Exagero?
Vejamos alguns prosaicos exemplos.
A sede do governo dos EUA é a Casa Branca; casa, moradia, residência.
A sede do governo federal do Brasil é o Palácio do Planalto; palácio, uma vasta e suntosa morada de um monarca. E só no Distrito Federal são vários os palácios, tem mais que na Grã-Bretanha : Palácios da Alvorada, do Buriti, do Itamaraty, do Jaburu (que deve ser onde a Dilma mora), do Congresso Nacional, da Justiça (não confundir com a Sala de Justiça, dos Superamigos), do Supremo Tribunal Federal.
Os governos estaduais também os possuem : Palácio dos Bandeirantes (SP), do Catete (RJ), das Magabeiras (MG), do Ministério Público (RS) etc.
Até qualquer merdinha de prefeitura têm suas residências de Buckingham, toda sede de prefeitura é Paço Municipal.
E a alma monárquica do brasileiro não se restringe aos poderes públicos, ela se estende aos estabelecimentos comercias : O Rei do Pão de Queijo, O Palácio dos Enfeites, O Império das Tintas, e por aí coisa segue, sem fim, indefinidamente.
Que que eu sou? Que que eu sou? Que que eu sou? Sois rei! Sois rei! Sois rei! 
Somos todos absolutistas.

Postar um comentário

0 Comentários