Que Vick Vaporub, Que Nada!

Em terras de lava, enxofre e queimadas de cana-de-açúcar, onde Hefesto vem tomar tomar um chopp aos fins de semana, de bermuda, chinelão de dedo e barrigão à mostra, aragens mais amenas são raríssimas - as rádios e os serviços de metereologia noticiam 10ºC agora, e vaticinam 7ºC para a alta madrugada.
É o clima ideal para ficar em casa, enrodilhado feito gato, peidando embaixo de um cobertor, tomando uma boa sopa quente e um vinhão.
Mas o clima frio pode trazer alguns inconvenientes, alguns desconfortos à saúde, e as vias aéreas são as primeiras a serem martirizadas. 
Em reação ao frio, o sistema nervoso autônomo parassimpático provoca a dilatação dos vasos sanguíneos internos do nariz, causando o entupimento do mesmo. 
O que fazer para desfazer uma ação provocada pelo parassimpático? Evidente : invocar a ajuda de seu eterno antagonista, o simpático, o sistema nervoso autônomo simpático.
É o que faz a maioria dos remédios descongestionantes, estimula o simpático, levando à contração dos vasos sanguíneos que o parassimpático dilatou, e o nariz desentope.
Mas o uso constante de descongestionantes pode causar hipertensão, além de dependência química e psicológica do fármaco.
Para tamanho e tão antigo dilema, o pesquisador Sina Zarrintan, da Tabriz Medical University, no Irã, aponta uma solução mais natural, mais homeopática, mais autossustentável.
Ele recomenda a boa e velha punheta como forma de desentupir o nariz! Isso mesmo, a fiel bronha de todos os dias, aquela que não lhe deixa na mão.
O raciocínio é simples : o processo de ereção e ejaculação, que envolvem obviamente vasodilatação, são controlados pelo parassimpático, o mesmo que faz entupir o nariz, porém, após a ejaculação, aquele relaxamento, aquela moleza (literalmente), aquele sono todo, todo aquele período refratário, são coordenados pelo simpático, que promove a vasoconstricção, fazendo o sangue abandonar o pênis. E desentupir o nariz.
Uma bela duma gozada desentope o nosso encanamento, os nossos aquedutos e, também, o nosso nariz.
Segundo Sina Zarrintan, este método merece destaque, pois não apresenta qualquer efeito colateral e pode ser usado frequentemente, sem grande esforço, no conforto da sua própria casa, “de acordo com a severidade dos sintomas”.
Uma hora da manhã, hora de dormir, nariz entupido, temperatura a mais cair, acabaram meu Vicky Vaporub, meu Sorine, meu Decongex Plus...
Acho que vou apelar para a automedicação!

Em tempo : para o resumo do estudo de Sina Zarrintan, é só clicar aqui, no meu poderoso MARRETÃO.

Postar um comentário

0 Comentários