ATEA Promoverá o Desbatismo de Ateus Durante a Visita do Papa

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) pretende realizar uma manifestação durante a visita do Papa Francisco ao Brasil.
Da pauta do protesto, marcado para o dia 22, às 17 horas, o momento em que o Papa Francisco iniciará seu primeiro ato em solo brasileiro, constam alguns itens sérios e relevantes - fim do ensino religioso em escolas públicas, debater o uso de recursos governamentais na visita do Papa, questionar a sobrevivência de símbolos religiosos em órgãos oficiais, fim da isenção de impostos para as igrejas etc -, e também, espero que não seja sério, um ritual de desbatismo coletivo : ateus de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão desbatizados simultaneamente ao primeiro pronunciamento papal.
Ateus a praticar um ritual?
Antes de mais nada, quero dizer que sou ateu, nasci assim, sou ateu de DNA, e que a ATEA não me representa, em hipótese alguma. E acredito que nem aos verdadeiros ateus. A ATEA congrega, majoritariamente, os chamados neoateus, os que eu chamo de ateus de boutique, os que se autodenominam ateus militantes, ou, pior, ateus praticantes.
Querem coisa mais triste e mais caricata que um ateu praticante? Como é possível praticar uma descrença, algo que não existe? Fica a parecer que a inteligência dos neoateus é tão inexistente quanto deus. E ateu militante, então, seria o quê? Grupos de ateus tocando as campainhas das casas, sempre aos domingos e na hora do almoço, para difundir a descrença? Vender revistinhas de Richard Dawkins, geneticista brilhante, ateu lamentável?
O ritual de desbatismo consistirá de três etapas : primeira, o ateu irá ouvir umas palavras em "latim de mentirinha"; segunda, passará por uma sessão sob secadores de cabelos, os quais farão evaporar do corpo as últimas moléculas de água do batismo involuntário; terceira, assinará um livro de presença e receberá um diploma de desbatizado.
Se o desbatizado tiver - como espero que tenha - apenas o tom e a intenção de um deboche, de uma zombaria ao ritual católico, eu até aprovo, considero que seja parte válida do protesto.
Agora, se a ATEA, ou algum ateu, estiver levando isso minimamente a sério, aí fudeu!!! Só mostrará que os tais neoateus não são ateus porra nenhuma, são religiosos frustrados. Frustrados e, talvez, querendo fundar sua própria religião, disfarçada de não-religião. Os caras assinarão um livro e receberão o antibatistério, vê se pode uma patifaria dessa?!?!?!?!
Não se deixem enganar : toda ação coletiva é uma religião. Por isso, desprezo o coletivo, o bando, a manada, e, por que não dizer?, o rebanho. Um ritual para desfazer outro é trocar seis por meia dúzia, merda por bosta.
Além disso, querer desfazer o batismo é acreditar nele, é dar muita importância à igreja católica. Não é atitude de um verdadeiro ateu.
Eu fui submetido ao ritual do batismo católico, mas não quero desfazê-lo, e por uma simples razão : ele não foi feito, eu não sou batizado, não fui batizado efetivamente, não me sinto batizado, e pronto. 
Não me sinto lavado, purificado, unido ao amor de Cristo nem merda nenhuma. Até porque fui gerado na água mais pura que há, no mar primordial do líquido amniótico. 
Não fui batizado, considero que eu tenha caído numa espécie de "pegadinha", nada mais. Querer anular o batismo é afirmar que ele tem alguma validade. E ele não tem. Nenhuma.
Deixo aqui uma sugestão ao pessoal da ATEA, tentem substituir, por qualquer outra coisa, os tais secadores que irão expulsar as últimas moléculas de água do batismo. Um monte de ateus com secadores nas mãos e dizendo, saiam de mim, últimas gotinhas do Espiríto Santo, vai ficar parecendo um encontro de cabelereiros boiolas.
Cuidado também para não virarem pastores da despalavra de deus. Cuidado para que, depois do sucesso da sessão de desbatismo, não se empolguem e passem a promover sessões de descarrego às avessas, sessões de exocristismo, sessões de desencristamento, Sai, Jesus, desse corpo que não te pertence
Os pastores da ATEA bateriam na cabeça do crente com o pesado livro Deus, Um Delírio, de Richard Dawkins, e vociferariam, a palavra da ciência tem poder.
De qualquer forma, a grosso modo, sendo o desbatismo um deboche ou não, eu apoio a manifestação da ATEA. Algo tem que ser feito para chamar a atenção sobre os privilégios dados às religiões em nosso país, um Estado laico, constitucionalmente.
Abaixo, Daniel Sottomaior, presidente da ATEA
Tem ou não tem a maior cara de pastor luterano?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Palhaçada, mesmo porque o que vale no batismo não é a água, nem a quantidade de água, mas o símbolo. E para os que creem esse símbolo está gravado no coração e nada, nem ninguém pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

  2. o desbatismo é um direito de todo aquele que é contrario aos crimes praticados pelo cristianismo, mas, porque se desbatizar? não bastaria simplesmente deixar pra lá essa porcaria e pronto?? engana-se quem quiser, as religiões ostentam poder de acordo com o numero de membros que possuem, com isso ela podem barganhar privilégios de governos etc. quando não se concorda com o uso da religião para negociatas escusas não é possível se omitir, deve-se sim declarar abertamente que não se é mais membro de tal religião e exigir a retira imediata de seu nome do rol dos membros. assim como as igrejas fornecem certificados de batismo elas também são obrigadas a fornecer comprovantes de desligamento. o desbatismo obedece um ritual próprio praticado por aqueles que não mais aceitam as safadagens das igrejas. esse consiste em um cerimonial fácil de se fazer, e uma vez realizado não se tem mais qualquer tipo de ligação com a igreja. quem desejar saber mais como realizar este ritual basta entrar em contato conosco que gratuitamente lhes passaremos as instruções. jornalguaritadaliberdade@hotmail.com

    ResponderExcluir