O Deus Neymar Vos Diz : Não Estou Nem Aí

Hoje, ao chegar ao meu chamado local de trabalho, notei um grupo envolvido em controvérsia, em burburinho, em exaltada indignação.
Pensei até (já sabendo que não) que estivessem a falar sobre a natimorta greve em que a categoria mais uma vez se lançou, ou sobre o preço do tomate e do feijão, ou da declaração do IR.
Resolvi perguntar, cutucar a onça com a vara curta, cutucar a minha própria onça na verdade, irar minha onça interior, não sei por quê, mas não consigo deixar a bichinha quieta, acho que gosto de ouví-la rugir pela minha boca.
Responderam-me, você não viu? O Brasil?
Que tem o Brasil ? - minha onça já a bocejar e a se alongar como só os gatos sabem fazer.
O Brasil, porra. Empatou com o Chile.
Empatou com o Chile em quê? - minha onça já a desembainhar as garras.
No futebol, claro. 2 a 2, uma vergonha, um time daquele... e blá-blá-blá.
De pelos eriçados e riso sanguinário, minha onça dá o bote : todo mundo aqui é professor, o Brasil perde para o Chile, de longe e há tempos, em educação, cultura e IDH, há décadas levamos de goleada do Chile, Uruguai e Argentina, e a revolta de vocês é porque empatamos na merda do futebol?
Geralmente, ninguém retruca às minhas provocações. Não sei qual é ela, mas tenho uma certa fama, uma má fama, que coíbe as pessoas de me refutarem. Então, um dos mais novinhos, mais um dessa nova leva de desaprendizes, ou que não me conhece, ou que não dá muito crédito à minha lenda, complementou e esclareceu : o pior foi o que o Neymar disse sobre a vaia da torcida, você não viu (sic) o que o Neymar disse?
Se eu ouvi o que o Neymar disse? Deveras. O rapazinho estava mesmo a se arriscar com minha onça. 
O que o Neymar disse? - eu indo fundo no absurdo matutino, testando ao máximo os limites de minha zooantropomorfização.
O Neymar disse que não estava nem aí para as vaias, desabafou o rapazinho.
O problema era esse, então. O deus Neymar havia negado o milagre aos seus fiéis, e ainda zombado de suas fés. O deus Neymar estava cagando e andando para os seus devotos.
Mas, enfim, quem é Neymar? Melhor : o que é Neymar?
Olhemos para ele desprovidos de qualquer tipo de paixão nacional doentia, ou de qualquer ilusão que ele nos traga a consagração mundial, olhemos para Neymar como se ele fosse qualquer um a passar por nós na rua.
Neymar seria apenas mais um miserável outro qualquer. Ora com cabelo moicano, ora com chapinha, ora com lentes de contato coloridas, ora com brincos, ora com piercings, ora com tênis ou amarelos ou azuis ou vermelhos, sempre um néscio, pura imagem, nenhuma essência.
Neymar seria apenas mais um desses jovens de hoje, acéfalos, semianalfabetos, fúteis e imediatistas, sem nenhum método ou disciplina de vida, embotados por uma tecnologia da qual nada sabem, mas pensam(?) que dominam, consumidores vorazes do inútil e do vazio, sem personalidade, indefinidos, uma mistureba genética que a natureza jamais selecionaria para perpetuar a espécie, que nada tem de bom para ofertar ao mundo, nem mesmo devolver.
Acontece que Neymar nasceu - dizem os entendidos - com uma incrível "habilidade" nos pés. Nos pés!!! Pããããta que o pariu!!! Nos pés.
O grande diferencial da espécie humana são as mãos, justamente as antípodas dos pés, elas é que nos separaram minimamente dos outros animais. A mão humana é a melhor ferrramenta já produzida pela evolução, ela é única na natureza, particularmente nosso polegar, que se articula em oposição aos demais dedos.
O polegar oponível é que confere à espécie humana - e a mais nenhuma outra - a capacidade de bem manipular objetos. A mão humana é nossa ferramenta suprema. E uma vez de posse de uma ferramenta, o passo natural seguinte é pensar em maneiras de utilizá-la. Pensar!!!
A maravilhosa ferramenta mão humana pôs o bicho homem a pensar sobre como explorar suas infindáveis possibilidades. Os evolucionistas afirmam que devemos o desenvolvimento de nossa inteligência ao polegar oponível, à mão. Pensar sobre o que fazer com essa, então inédita, ferramenta, foi o fator que desencadeou o aflorar de nossa racionalidade. Nosso cérebro superior se desenvolveu para atender às necessidades da mão, e não o contrário.
A mão - para o bem e para o mal - nos trouxe onde chegamos, fez-nos o que somos.
E aí vem (quase) um país inteiro e passa a idolatrar um sujeito cujo único talento é uma suposta habilidade onde? Nos pés!!! Pããããta que o pariu, de novo. Seria o quê? Saudade dos topos das árvores? Uma necessidade inconsciente de voltar ao útero evolutivo? Ou só burrice, mesmo?
E aí, um belo dia, de repente, sem mais nem menos, um cara desse, sem conteúdo, sem estofo, sem graça, sem nenhum atrativo, acorda feito em deus da nação canarinho, da pátria de chuteiras. Claro que o cara vai ficar prepotente, mais idiota do que já era, vai se achar a azeitona da empada, mascarado, para usar o jargão futebolístico.Tamanho é o poder que lhe foi investido, que todos os outros passam a lhe parecer insignificantes, não existe torcida, não existem os outros jogadores, não existe o árbitro, não existe nem o adversário, só existe ele, o deus Neymar.
Cria corvos e eles te arrancarão os olhos, diz o velho provérbio espanhol, provavelmente basco. Ou, como diz meu amigo Fernandão, corno e filósofo, não se pode pintar o urubu de branco que ele já acha que é cisne. Grande Fernandão.
O problema, então, era esse, Neymar dissera que não estava nem aí para torcida. Estava cagando na cabeça de seu rebanho. Ora, pensei eu, e não é exatamente isso o que um deus faz, caga na cabeça de seus adoradores?
Olhei novamente para o indignado rapazinho e minha onça se amansou, julgou que o estripamento não valia a pena, foi beber água, era a hora de. Eu apenas lhe falei : E quer saber? Vocês bem que merecem o que ele disse. E gostam.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. com o deus Neymarumgol todo mundo pega leve;com nós professores que passamos boa parte de nossas vidas nos preparando é tapa na cara todos os dias.
    para os alunos é a pedagogia do oprimido para os educadores é a pedagogia do reprimido(salarial,moral....);
    Aquí ,em época de conselho de classe sempre é a mesma coversinha:
    "O pai do menino é corno a mãe é puta se você reprovar o menino ele vai ficar traumatizado e nhenhenheeeeennnnn!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo testo mestre do AZAR.....e corno é a patã q o pariu....santa donana.

    ResponderExcluir
  3. 'Torçam, idiotas', já dizia, com sua marreta, um tal Azarão.

    Enquanto esses herois semi-analfabetos vivem de dólares e mídia, a população, ao que parece, sobrevive de pão e circo.

    ResponderExcluir