Mimetismos (5)

As fotos abaixo (1 e 2 ) pertencem à planta Orchis italica, um tipo de orquídea que floresce em cachos.
A foto 1 (superior) mostra um cacho inteiro de flores e a foto 2 (inferior), em detalhe ampliado, algumas flores do cacho. É evidente e assombrosa a semelhança com a figura humana. Cabeça, tronco e membros; membros, mesmo. Até o famoso bráulio, a florzinha possui, o que lhe valeu seu nome popular, orquídea-homem.
A natureza é de fato uma brincalhona, uma pândega, uma puta duma sacana. Sacaneia a todos, sejam do reino animal, sejam do reino vegetal. Mesmo entre as inocentes florzinhas há as mais "guarnecidas" e as mais desvalidas, há também kids bengalas e japoneses no reino Plantae.
A orquídea-homem é nativa de toda a região Mediterrânea, tendo especial predileção por Portugal (o estreito de Gibraltar é só um detalhe), a santa terrinha, a nossa Pátria-Mãe, onde ocorre na Beira Litoral, Beira Alta, Ribatejo, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve.
Os portugueses, porém, rômanticos e sentimentalistas por natureza, filhos de Camões, Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Eça de Queiroz e outros, desconhecem-na pelo prosaico nome de orquídea-homem, guardam-lhe epíteto muito mais poético, chamam-na de a flor-dos-macaquinhos-dependurados. Bonito pra caralho, não é? Por essas e por outras, dá até vontade de morar em Portugal, quanto ao buço das portuguesas, é só raspar, ora pois!
No Brasil, bem que poderia ser chamada de orquídea-de-jorge-tadeu, em alusão ao folclórico personagem de Fábio Jr., que, depois de morto, sempre aparecia em espírito para suas ex-amantes, totalmente nu e a segurar um grande antúrio na região do cacete. O antúrio é chamado até hoje de flor de jorge tadeu.
Recentemente, a orquídea-homem foi aclimatada pelos floricultores europeus e hoje é produzida em escala comercial nas estufas de todo o velho continente. A orquídea-homem lidera os pedidos nas floriculturas europeias, sobretudo na Holanda, Bélgica e França. A flor foi tornada em símbolo da união estável homoafetiva, o famoso casamento gay. Nove entre dez casamentos de veadinhos campeiros ostentam buquês e mais buquês de orquídeas-homem em sua decoração.
Pãããããta que o pariu! A natureza é uma sacana, reitero. Mas o bicho homem superou o mestre. De longe. E há tempos.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Novamente eu por aqui.

    A natureza é realmente sarcástica. Essa da planta eu não conhecia.

    Passando aqui também pra falar o quanto eu gosto de Persépolis, e de Marjane Sartrapi. Acho que vai gostar.

    Indico também um outro dela, chamado Frango com Ameixas, que é quase tão bom quanto Persépolis.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Você é sempre muito bem-vindo por aqui. Estou quase a terminar Persépolis e realmente é muito bom. Confesso que o peguei na biblioteca meio que sem pretensão, mas me surpreendeu.
    Anotei a sugestão do Frango com Ameixas, procurarei lê-lo.
    Abraços.

    ResponderExcluir