Eu Bebo Sim, Eu Tô Vivendo, Tem Gente Que Não Bebe E Tá Morrendo

A sabedoria popular contida em nosso cancioneiro mais uma vez se antecipa às descobertas e comprovações da ciência. Quem não conhece nem nunca cantarolou o antológico samba Eu Bebo Sim? Aquele que diz que quem bebe vai vivendo e quem não bebe está morrendo.
Composta em 1973, por João do Violão e Luis Antônio (também autor de Sassaricando e Lata d´água na Cabeça), a música se tornou um verdadeiro hino dos boêmios e continua até hoje a embalar blocos carnavalescos e rodas de samba.
E não é que há muito de verdade científica na letra? O músico, o poeta popular, é mesmo um visionário, um homem à frente de seu tempo.
Os resultados de um recente estudo publicado no American Journal of Cardiology revelaram fortes evidências de que beberrões e manguaceiros têm maior chance de sobrevida a um ataque cardíaco que os abstêmios, que os da turma do suquinho de abacaxi com hortelã, que os naturebas da geração saúde.
Os pesquisadores analisaram 1200 mulheres internadas por conta de ataques cardíacos, seus estilos de vida, questões de saúde, atividades físicas e consumo de bebidas alcoólicas.
Depois de um acompanhamento de 10 anos, a equipe de cientistas constatou que 44% das mulheres abstêmias não resistiram ao ataque cardíaco, entre as bebedoras leves, o índice de óbitos chegou a 25% das infartadas, e apenas 18% das bebedoras profissionais bateram as botas depois do piripaque.
Os resultados mostram que as cachaceiras tem 35% a mais de chance de sobreviveram a um ataque cardíaco, e isso independente de tomarem vinho, cerveja ou destilados. O tipo de bebida parece não influenciar no resultado final, apenas o álcool, a substância em si.
Um estudo anterior, realizado com homens e mulheres, conduzido pelo cardiologista James O'Keefe, da Universidade de Kansas City, Missouri, já havia apontado que as pessoas que continuaram a beber moderadamente depois de um ataque cardíaco tinham melhor saúde do os que se abstiveram.
Uma dose diária é uma média boa, diz O´Keefe. O problema é parar na primeira dose. Mais uma dose? É claro que eu tô a fim!
Pesquisa tendenciosa? Encomendada por conglomerados cervejeiros? Talvez, quem sabe?
No entanto, a mim parece que a moça abaixo, entornando um belo dum canecão, está muito da saudável, praticamente imortal, com um "coração" pra ninguém botar defeito. 
Fonte: Reuters

Postar um comentário

1 Comentários

  1. no minimo essa foto aí da loirona foi em alguma oktoberfest em algum lugar deste mundao. agora meu velho...essas fotos do calendario e da dona de peitos maravilhosos estão de endoidar a imaginação de qualquer um. continue assim e se possivel, arranje mais um tema pra mais fotos mas sem prejuízo aos teus textos críticos e cheios de bom humor. valeu !!!

    ResponderExcluir