Da Inteligência E De Seus Usos (Ou O Paradigma de Roger Moreira)

O indivíduo que possua um QI de 140, 160, ou 180 pontos, tem que, obrigatoriamente, realizar grandes feitos com ele? Tem que, necessariamente, colocar suas habilidades a serviço do resto da humanidade (leia-se, a serviço dos burros) ou dedicá-las às causas consideradas nobres?
Não. Óbvio que não. Porra nenhuma que tem.
As habilidades são dele, bem como a decisão do uso que dará a elas. E quem não as tem que se foda.
O inteligente não tem obrigação alguma de pôr suas pestanas a queimar em prol do bem comum, em prol da melhoria da vida humana.
Ele até pode, se quiser. E alguns superdotados até o fazem, e o fizeram. O inteligente, porém, pode muito bem "trabalhar" só para si, pode muito bem usar suas potencialidades para obter, sem muito esforço, uma vida cômoda e aprazível.
Ele não tem que curar o câncer, colocar o homem em marte, decifrar buracos negros ou a origem do universo. Ele pode usar a sua inteligência para fazer a merda que quiser. 
Ele não recebeu a sua inteligência de um deus, junto com a incumbência de usá-la em favor dos menos favorecidos. Ele pode usá-la, inclusive, para não fazer nada.
Aliás, é necessária muita inteligência para decidir nada fazer, para perceber que nada do que for realizado mudará o mundo ou resultará em melhoria da espécie humana. 
É necessária muita inteligência para se dar conta da inutilidade de qualquer grande feito.
Um bom exemplo disso é Roger Moreira, o vocalista do grupo Ultraje a Rigor. Sim, o autor de Inútil e Marylou tem um QI de 172. Um dos mais altos do país, quiçá do mundo. Roger pertence à MENSA, uma organização internacional, com subsedes em vários países, que tem como membros os maiores cérebros do planeta.
Jô Soares, por exemplo, morde-se de ciúme (e de inveja) de Roger. Em uma de suas entrevistas com Roger, o gordo disse não ser membro da MENSA, que chegou a fazer o teste, mas, admitiu acanhadamente ao líder do Ultraje, que seu QI não ultrapassou os "modestos" 152 pontos.
Multitalentos, Jô Soares é humorista, escreve para a TV, teatro, cinema e literatura, atua, dirige e é artista plástico. Não faz parte da MENSA.
Roger, lá com seu rockinho básico e suas letras simples, safadas e bem-humoradas, é membro honorário.
Roger poderia ter uma produção artística tão grande quanto a de Jô Soares, ou até maior? Sim, claro que sim. E por que não a realiza? Porque não quer. Porque não precisa. Pura e simplesmente. E ponto.
Roger é aquele tipo de gênio cuja inteligência lhe permitiu claramente perceber a grande piada que é a existência humana, e a grande piada que ela sempre será. Roger optou por participar da piada ao invés de combatê-la; optou em escarnecer da farsa de dentro da própria.
Em termos de grandes feitos, Jô Soares supera Roger Moreira em muito. Em termos de inteligência, está aquém dele.
O inteligente, o verdadeiro, tem plena consciência de seu potencial, não precisa prová-lo a todo instante. Para ninguém. Nem para ele mesmo.
É o burro que fica cobrando a realização de grandes feitos por parte do inteligente. É o burro que acha que o inteligente deve grandes realizações à humanidade. É o burro que exige que o inteligente faça por ele o que ele (burro) não é capaz, não nasceu dotado para.
E de todos os burros, a sua pior subespécie : os citadores.
Os citadores são aquelas pessoas que, justiça lhes seja feita, sempre estudaram muito, sempre leram muito, devoraram livros e mais livros, feito traças ninfomaníacas.
Apesar disso, os citadores são incapazes de terem ideias próprias, uma única que seja. Até entendo o martírio deles, viver em um mundo de ideias e não as ter por conta própria.
Os citadores precisam desesperadamente do inteligente. O citador mal entabularia uma conversa de boteco se não se apossasse da fala do inteligente; comunicaria-se por mímica, o desgraçado citador, se não houvesse o inteligente.
O citador precisa de que o inteligente o abasteça de ideias continuamente, dai a cobrança por grandes feitos. Longe do inteligente, o citador entra em síndrome de abstinência.
E o citador sai falando, alto e sem parar, para que todos, querendo ou não, interessados ou não, saibam de sua falsa erudição, sai vomitando tudo o que engoliu, sem digerir nem entender picas.
O citador é o intelectual photoshopado. A gente olha a gostosa na capa da revista e ela não é tão gostosa assim, é tudo fake computadorizado.
A gente escuta o citador e acha que ele é inteligente. Não é porra nenhuma. Basta uma olhada um pouco mais atenta e veremos que o citador é puro photoshop, façamos um escrutínio um tanto mais minucioso e as estrias e celulites de sua burrice surgirão, flácidas e assustadoras.
Só para finalizar, cito aos citadores um trecho da música Nada a Declarar, letra de Roger Moreira, o rei do QI e da vida mansa :
"Eu não tenho nada pra dizer
Também não tenho mais o que fazer
Só pra garantir esse refrão
Eu vou enfiar um palavrão : cu."

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Cara, sensacional. Matou a pau. Nunca vi alguém me entender tão bem nesse respeito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cara identifiquei com isso, acho q sou burro e citador, rs so para firmar o que to falando " So sei que nada sei"

    ResponderExcluir
  3. se eu citar seu texto pq concordo com ele, me tornarei um burro da pior subespécie? :S

    ResponderExcluir
  4. Eu mesmo. Pode conferir em meu Twitter, @roxmo. Achei brilhante seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que é você mesmo? Porra, 'brigadão, cara. Abraço.

      Excluir
  5. Azarão, vc manda muito bem.
    Nos faz perceber qual lugar ocupamos.
    Citador, inteligente ou simplesmente o burro exigente.

    Texto muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Adoro o Roger! Não digo o mesmo do Jô....E do que adianta dedicar sua sabedoria, sendo que. o Roger diz: "A gente somos inúteis!"

    ResponderExcluir
  7. A dica básica que deixo é a mesma de sempre: Desconfie!

    Essa publicidade toda sobre o QI serve ao "dotado" como coringa para situações em que ele se percebe incapaz. A ideia de que “Roger não se tornou maestro ou grande cientista porque ele não quis” não se sustenta, porque truísmo a gente não mede, a gente impõe. Recomendo ao autor do post uma reflexão sobre o “eu iniciador” do psicólogo estadunidense B. F. Skinner (google it!). A tese que perfila os homens nessa abstrata panaceia que é a “inteligência” não é compartilhada pela maioria das abordagens em psicologia, do humanismo ao comportamentalismo skinneriano. Duas faces de uma mesma moeda, o relativismo que nada testa, e o absolutismo que diz que Roger não é porque não quer (sobre tiranos e idiotas úteis).

    Teste bom mede habilidade, não essência. É da sua pretensão, portanto.

    Marcio G. Salvatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, uma das "raças" que eu mais detesto, e olha que eu detesto muitas, é o tal do psicólogo, e entre esses, um dos que mais detesto é esse tal de Skinner.
      Os "trabalhos" desse sujeito, simplesmente, são um dos principais responsáveis pela condição miserável em que se encontra a educação hoje em dia.
      Fui obrigado a ler essa desgraça na faculdade, e tomei-lhe profunda aversão desde então.
      Behaviorismo é o caralho!!!!

      Excluir
  8. Não é sobre behaviorismo. É sobre craniometria.

    Por lei, o psicólogo que você tanto odeia é o único autorizado, no Brasil, a desenvolver e aplicar testes psicométricos, inclua aí os de inteligência aceitos mundialmente que dão o famoso índice de QI que você defendeu em seu texto.

    Em tempo, agradeço o debate.

    Marcio G. Salvatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Craniometria? Isso já me soa mais interessante, vou dar uma olhada.
      Agradeço a sugestão.

      Excluir
    2. Sugiro a leitura do livro "A Falsa Medida do Homem" do autor Sthephen Jay Gould. Falta parcimônia no seu texto. Talvez, mais ambientado com o tema, deixando o lado messiânico, você faça algumas ressalvas atualizando-o.

      Excluir
  9. A inteligência do ser humano se reduz quando ele baixa o nível das palavras, atitudes e julgamento. Quem sou eu para bater o martelo e julgar por definitivo o certo e o errado? Acreditamos que aquilo esteja certo e aquilo esteja errado. Acho inacreditável este cantor estar no rol de pessoas inteligentes. Mas não posso provar o contrário, eu teria que bater um papo com o cara, porque pela mídia, pra mim ele está reprovado. É preciso dizer que existe inteligencia diversa, inferior e superior. Inferior e superior tem a ver com genética e condições melhores do meio ambiente em que é educado. Diversa são em vários campos: físico-químico, biológico, esportivo, artístico, enfim. Roger não é o sabe-tudo, nem mesmo Jô Soares. Mas há em Jô Soares o que em Roger não tem. Tanto pode ser verdade o fato de Roger não querer ser bem sucedido, como pode também ser verdade que ele não tenha a inteligência para saber usar do dom que tem para ser bem sucedido; diferente de Jô Soares que teve e hoje é diversificado, espontâneo, comunicativo, vivo. Roger não passa de um roqueirinho chato, sem graça, com música de baixo calão e, mesmo que humorístico, pra mim só ele e pequenos fãs dele riem junto com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um belo comentário, sem dúvida. Gostei principalmente da parte em que disse que teria que bater um papo com ele. Às vezes, o que mostramos não é todo nosso potencial. Posso imaginar um Roger adolescente expondo toda sua inteligência para os amiguinhos "normais". No mínimo, ele seria taxado de chato, cdf, arrogante etc. Já passei por isso, e olha que o meu QI, medido aos 17 anos, deu 127, bem menor que o de Roger. Talvez ele tenha preferido esconder seus dons, reduzir seus poderes em troca de uma convivência social, ter amigos, comer umas menininhas.
      Mais um dado para você pensar : sabe a Sharon Stone, a loira gostosa da cruzada de pernas? Pois é. Ela tem um QI de 154 - Charles Darwin tinha de 153. Sharon Stone teve desempenho acadêmico excepcional, cursando a segunda série do ensino fundamental aos cinco anos de idade e tornando-se universitária aos 15, no curso de Física.. Durante o período escolar, apresentava um comportamento anti-social e possuía distúrbios de imagem corporal.
      Resumindo, assumo, muitas vezes, aqui no Marreta, uma posição única, maniqueísta, até, e é proposital, para cutucar, para provocar, para receber comentários abalizados como o seu.
      Identifique-se.

      Excluir
  10. Resumindo, está na moda e, para uma parcela consideravel da população, o ideal é mesmo ser egoísta e construir um futuro egoísta e competitivo esperando que nem todos sejamos miseráveis...

    BRAVO! Com certeza foi mais um QI de 170 que preferiu nao ser utilizado.

    Claro que ele nao precisa ser grande coisa, e tb não o é, mas daí a sair falando um monte de merda, como fala, e sem pensar ou refletir, agindo da forma mais infantil do mundo, querendo impor suas verdades absulutas e seus postulados tortos, tb é avacalhação...

    Por isso eu digo, nao siga a opinião de ninguém só pelo seu alto QI, pode ser que essa pessoa simplesmente nao o use para formá-la, já que ele tem essa opção.

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi tanta besteira um idiota louvando outro como se fosse um gênio,e só uma correção o QI do Roger na escala stanford_binet é cerca de 148 que equivale a 172 na Cattell que tem desvio padrão 24, que não é grande coisas,a raridade desse QI ê 1 caso em 800 só no Brasil que tem mais de 200 milhões de habitantes está cheio de pessoas tão inteligentes que ele e também bem mais imagine então no mundo com 7,2 bilhões de habitantes,a propósito tenho 156 na escala stanford_binet sou também mais inteligente que ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você é o quê? Um outro idiota se dizendo mais inteligente que o idiota em questão. Que tal aproveitar seu QI, fazer uma forcinha, e aprender a pontuar suas frases? Deu o que fazer para dar algum sentido ao que você escreveu.
      E, no fim, somos ou não somos todos "inútil"?
      Ou você acha que é um idiota indispensável, insubstituível, fundamental para o planeta?
      Dessa burrice, ao menos, nem Roger nem eu padecemos. Vemos com clareza a farsa que é tudo isso. Temos inteligência suficiente para não darmos grandes importâncias às nossas inteligências, para não as levarmos à sério; inclusive, nem aos testes que pretendem medi-las.

      Excluir
  12. Concordo e é obvio que alguém que tenha qi muito elevado direcione sua inteligência para o que mais lhe interessa,mas se pesquisarmos biografias de grandes genios nos depararemos para além dos seus grandes feitos com pessoas exremamente idealistas, inovação, revolução e criatividade foram suas principais marcas, não acho que as letras do ultraje se resumam apenas a um contexto humorístico que sobrevive do deboche, há uma consciente busca por melhora social, porque para que haja melhora antes é preciso que se aponte o erro, e é isso que artistas como o Roger fazem, na minha opinião a grande inteligência não é estática como foi aqui sugerido, e sim dinâmica, provocadora, inquieta, e por isso mesmo não acomodada, e aquele que a possui é necessariamente um ser dotado de extrema sensibilidade e desejo de realizações.

    ResponderExcluir
  13. Roger pode ter o QI mais elevado que o Jô, mas sua inteligência não quer dizer que ele é capaz de fazer da sua carreira artística ultrapassar a carreira do Jô, simplesmente porque existe 'gosto' pela figura. Jô Soares sempre foi considerado um apresentador e humorista mito, o 'queridinho' da galera. Conheço muuuuuuuuitas pessoas que não simpatizam com o lado artístico do Roger (suas músicas pobres e cômicas), estilo Mamonas. Então, com toda inteligência, ele deveria usar uma técnica de enfiar goela a baixo sua simpatia para ganhar o público. Essa história de que ele não quer é balela. A inteligência de uma pessoa não a faz super poderosa, capaz de conseguir o que quiser. Há mentes brilhantes que não interessaram a muitos.

    ResponderExcluir