Países Ateus

É em terras de ignorância e preguiça que o reino de deus finca suas fundações e eleva suas portentosas torres. Deus deve ser a mais primitiva hipótese humana, também a mais falha e, por isso, tão eficiente e difícil de derrubar, visto não haver criatura mais primitiva e falha que o ser humano, visto que deus é filho e não pai, visto que filho de peixe, peixinho é, visto que quem sai aos seus não degenera.
A hipótese deus é a única que o ignorante consegue entender; deus - que não é resposta para nada - acaba se tornando resposta para tudo, e o ignorante se sente um verdadeiro sábio ao recitar esse ou aquele versículo da abominável bíblia. Para o preguiçoso, folgado, aproveitador, a hipótese deus também vem a calhar : creia e ore, deus proverá. Estudar é o caralho, trabalhar à puta que o pariu!
A hipótese deus é cômoda até para deus. É uma maravilha ser um deus de ignorantes. Se deus pune, ele está testando a fé do sujeito; se não pune, é misericordioso; se atende às preces, pai melhor não há; se não atende, escreve certo por linhas tortas, seus desígnios são um mistério para o homem. Desse jeito, eu também quero ser deus. Avisem-me quando abrir concurso público para o próximo deus, se o edital me der uns dois meses de prazo, estudo a merda da bíblia e passo.
E quando digo de "terras de ignorância e preguiça", refiro-me a mais de 90% dos lugares habitados por humanos, por isso o reino desse filho da puta é tão vasto. Mas uma esperança começa a se infiltrar.
Um estudo, conduzido desde o século 19 e tendo por base os censos de cada país, identificou um aumento do número de pessoas sem religião em 9 países ricos e com alto grau de instrução e cultura : Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça. A República Checa é a campeã em coerência e bom senso, 60% dos pesquisados se dizem ateus; em segundo lugar, vem a Holanda, com 40%. Segundo as projeções, a Holanda contará com 70% de ateus em sua população no ano de 2050. Fora aquelas deliciosas loiras peitudas.
Os pesquisadores buscam agora interpretar os dados. Ora, para mim não há segredo. Primeiro que qualquer pessoa com uma formação acadêmica miníma e absorvida vê que isso de deus é conversa pra boi dormir, é conto de fadas; digo formação absorvida porque tá cheio de asno diplomado andando por aí, é o que mais tem. Segundo que em lugares onde há a tradição do trabalho, a cultura do produzir para ser útil, ninguém perde tempo rezando para ninguém, o cara já trabalha, já se organiza, já faz por onde : não precisa da hipótese deus. Sempre me soube nascido em equivocadas coordenadas, sempre me soube de alma europeia, agora tenho mais uma prova, deve ser fantástico viver em países sem a sombra de deus.
Infelizmente ainda há os Brasis e as Índias, agora dito emergentes. Que deus nos proteja.
Fonte : BBC Brasil

Postar um comentário

0 Comentários