Cristo Peladão

O escultor espanhol Ricardo Flecha recebeu uma encomenda da prefeitura de Medina del Campo (Espanha) para fazer uma escultura de Cristo, a ser exibida em tradicional procissão da cidade, em 9 de abril. Ricardo Flecha concebeu Cristo em Braços da Morte, uma obra com 2,45 m de altura, onde a figura encapuzada da Morte abraça por trás, numa evidente encoxada, o vosso senhor Jesus Cristo, que está pelado, peladão, com o pau de fora; e, diga-se a propósito, um pau bem modesto, uma coisinha ridícula, seu pai, o suposto Todo-Poderoso, bem que podia ter lhe dado uma benga maior.
Pronto. A sensibilidade dos fiéis locais já foi ferida. É inacreditável a sensibilidade - e a falta do que fazer - das pessoas nos dias de hoje. Ricardo Flecha diz que ele só quis retomar a estética barroca na representação de figuras sacras, no século XVI era comum figuras desnudas. É verdade, os famosos anjinhos barrocos estão sempre peladões. O prefeito já pensa em vestir a imagem para a procissão e depois deixá-la peladona de novo.
Particularmente, não vejo problema algum em exibir a piroquinha de Cristo. A minibenga do Davi, de Michelângelo, está há anos exposta e não causa constrangimento a ninguém, a não ser ao próprio Davi. Se Ricardo Flecha tivesse concebido Cristo de pau duro e grande, ainda vá lá toda essa comoção, mas pinto pequeno e mole não ofende ninguém. Nem que quisesse.
Fonte : BBC Brasil

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Desculpa me meter assim no teu blog, só achei errado tu dizer que as pessoas "não tem o que fazer". Nós, católicos, só estamos defendendo algo que acreditamos. Se esse artista não tivesse feito essa escultura, com certeza não teria post "Cristo Peladão". Isso vai contra o 2º Mandamento "Não tomar Meu santo nome em vão".
    E acredito que seja meio sem noção da pessoa fazer uma escultura de Cristo assim, já que nós, católicos, - palavras de ateus - somos puritanos. Já era de se esperar.
    Desculpa se te ofendi de alguma maneira, mas a minha intenção aqui é defender somente a minha fé. :)

    ResponderExcluir
  2. obviamente que você não me ofendeu, foi cuidadosa até demais em suas palavras, e obrigado por se "meter" em meu blog, gosto muito de comentários.
    o que me incomoda nas religiões, e nisso a católica não é diferente, é que elas se julgam donas de Cristo, como se Cristo fosse uma marca registrada ou patente delas. O Cristo peladão é a interpretação de Cristo para esse artista. Por que só a da sua igreja é válida?
    E quer saber? Se Cristo foi metade do que dizem, ele aceitaria isso na maior tranquilidade, sem se ofender em absoluto.

    ResponderExcluir
  3. cara pra mim vc é um ateu pilantra sem noção

    ResponderExcluir
  4. o problema nao e ser dono de cristo,o problema e ele nao ser nosso dono,entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ele não é nosso dono, ele nem existe, nunca existiu, está cada vez mais evidente que é apenas mais um mito.

      Excluir